O poder da observação para conquistar o sucesso
Observar a vestimenta e o comportamento dos outros pode poupar tempo na hora de atingir os seus objetivos
Dia desses atendi um cliente muito bem-sucedido em seus negócios. Sua esposa contratou uma análise de coloração pessoal para ele e, mesmo sem nunca ter ouvido falar no assunto, ou sequer ter conhecimento sobre consultoria de imagem, ele já usava o poder das cores e dos códigos de vestimenta ao seu favor. Me disse que sempre que tem uma reunião importante coloca uma camisa azul marinho, ou paletó neste tom. Mas ele não sabia que o azul é a cor preferida pela maioria das pessoas. Quando precisa se reunir com mulheres, insere peças que tenham tons de rosa mais claro, como uma camisa ou gravata. Mas também não sabia que o rosa transmite calma e delicadeza. Sempre escolheu de maneira intuitiva.
Também me contou, sorridente, que sempre procura se vestir para “se misturar”, observa como as pessoas se vestem em cada local que frequenta e nunca está muito diferente dos demais.
Não existe certo ou errado quando falamos em imagem pessoal. Cada pessoa tem os seus objetivos e deseja transmitir determinadas características por onde passa. Existem pessoas que optam por se diferenciar, na vestimenta e nas atitudes. No caso dele, por meio da observação das pessoas, ele consegue replicar sutilmente seus comportamentos e vestimentas, em cada ambiente, e interage melhor com todos, conquistando sua simpatia. Isso é uma técnica de programação neurolinguística denominada espelhamento. Esta abordagem visa aproximar comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia, e foi criada por Richard Bandler e John Grinder na década de 70, na Califórnia. Mas ele também não sabia disso.
Muitas vezes o que a gente aprende em anos de estudo, e também nas vivências diárias, pessoas observadoras sabem instintivamente. Elas vão aprendendo com as experiências e observando qual o melhor caminho, em cada situação, para atingir os seus objetivos. Para cada situação existe uma atitude mais acertada, e cabe a cada um de nós ter o autoconhecimento para agir.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.