Gafes que você precisa evitar nas festas da firma
Mesmo sendo um momento descontração, a festa da firma continua sendo um evento profissional
Chegamos ao final de mais um ano. Nesta época, muitas empresas proporcionam aos seus colaboradores festas de confraternização para integrar a equipe e comemorar as conquistas. São momentos festivos, de descontração, mas não devemos nos esquecer, nem por um momento, que continua sendo um evento profissional. Afinal, festa na qual o anfitrião pode te demitir não é festa, é trabalho.
Mesmo em clima de amizade, não se trata de encontro com amigos, mas com líderes, chefes e clientes potenciais que observarão o seu comportamento. Algumas atitudes podem impactar negativamente a sua carreira. Veja algumas delas:
1. Exagerar na bebida
Nada pior do que ganhar má fama no escritório porque cometeu alguma gafe após abusar da bebida. Além disso, a falta de limite com álcool compromete possibilidades de promoção e afeta sua imagem profissional.
2. Se vestir de forma inadequada
Festa de trabalho não é o momento de ousar ou mostrar seus atributos físicos. Claro que você deve caprichar um pouco mais no visual, dependendo do horário, mas vista-se como se fosse para um dia especial de trabalho.
3. Festa da firma não é balada!
Evite treinar o novo passo de funk rebolando até o chão. É superdivertido em uma festa de amigos, mas no trabalho pode significar constrangimento.
4. Não falte no dia seguinte
Se todos foram à festa, se divertiram e foram trabalhar no dia seguinte, faltar não pode ser considerada uma opção. Certamente não é o dia de dar aquela desculpa que o filho passou mal, que o pneu furou, e etc. Todos vão desconfiar.
5. Mau comportamento à mesa
Falar com a boca cheia, encher demais o prato, principalmente se não aguentar comer tudo, ou até mesmo levar o lanchinho que sobrou da festa para casa, são atitudes que devem ser evitadas.
Você pode estar se perguntando. Mas preciso ir?
Com certeza porque é uma oportunidade importante de integração e de descontração com os colegas. Por isso, não deixe de ir caso não tenha uma boa razão, e lembre-se de comunicar ao seu superior quando algo impedir sua presença.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.