Cinco atitudes que devem ser evitadas em reuniões
Apesar de muita gente não gostar, reuniões de trabalho são ótimas oportunidades para mostrar o seu potencial
Segundo o Instituto Carnegie, apenas 15% do sucesso profissional são oriundos do seu conhecimento na sua área. Os outros 85% são referentes às suas habilidades pessoais, como comportamento e comunicação. Todo mundo conhece alguém que entende muito do que faz, mas que não tem tanto sucesso profissional.
Neste sentido, apesar de muita gente torcer o nariz para reuniões de trabalho, elas podem representar uma boa oportunidade para demonstrar preparo, conhecimento e controle da situação.
Mas é essencial estar atento para não prejudicar sua carreira e perder oportunidades:
Evite chegar atrasado
Além do constrangimento de todo mundo olhando para você ao entrar na sala, atrasos em reuniões demonstram falta de respeito pelo organizador e pelos colegas que chegaram no horário combinado.
Caso aconteça, peça desculpas, e sente-se sem muito alarde.
Sentar sem que tenham te indicado o local
Pode parecer óbvio, mas sentar-se no local reservado para determinada pessoa pode criar uma situação constrangedora para todos. Ainda mais se te pedirem para levantar porque aquela cadeira já está reservada. Sempre que não estiver familiarizado com o local da reunião, pergunte para o organizador onde você pode se sentar e evite embaraços.
Esconder as mãos
Deixar as mãos no colo, para trás, nos bolsos, enfim, não visíveis, demostra insegurança e não transmite confiança para os demais. Sempre deixe as mãos apoiadas na mesa, até para poder anotar informações importantes ou gesticular quando chegar seu momento de falar.
Ficar mexendo no celular
Evite, a todo custo, mexer no celular. E, para não cair em tentação com as notificações e distrair as outras pessoas, deixe o celular na bolsa ou no bolso. Ficar mexendo sem parar no telefone não demonstra que você é muito ocupado, e sim que está sendo desrespeitoso por não prestar atenção ao que os colegas estão falando. Ninguém gostaria de falar para colegas que não estão prestando atenção, não é mesmo?
Não se manifestar
O primeiro fato que eu disse sobre reuniões é que elas podem ser uma excelente oportunidade de demonstrar suas habilidades. Então, quando você simplesmente não participa, parece que não tem nada a acrescentar para a equipe. Esteja preparado, conheça a pauta e não deixe de se manifestar assim que tiver uma oportunidade.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.