Quatro tendências de moda que valem o investimento
Tendências costumam ser passageiras, mas estes quatro exemplos estão na moda e são atemporais
Cada pessoa tem profissão, necessidades e estilo de vida diferentes. Portanto, é muito difícil pensar em peças que seriam úteis para todos. Mas separei quatro tendências que são atemporais, clássicas, combinam com uma infinidade de peças e podem ser usadas por todos os estilos, e em diversas ocasiões, tanto para o dia quanto para a noite. Além disso, pensei em peças que valem tanto para homens quanto para mulheres.
Calças de alfaiataria, jeans, camisa branca e loafers estão muito em alta no momento, mas não representam algo momentâneo e considero itens essenciais na maioria dos guarda-roupas.
Calças de alfaiataria
As calças de alfaiataria são democráticas, porque ficam bem em todas as pessoas (principalmente as peças lisas, com o corte reto, sem pregas e com cintura média) e são muito confortáveis, porque normalmente não apertam o corpo. São estilosas e vão bem, nas mulheres, com cropped, camisetas, camisas, e blusas diversas. Homens também podem usá-las com camisetas e camisas, de todos os tipos e cores. Funcionam tanto em ambientes profissionais quanto em momentos de lazer.
Jeans
Peças em jeans duram uma vida toda, se bem conservadas. Invista em jaquetas, calças, shorts, saias, camisas. Se o look for todo jeans, é sucesso na certa para momentos mais informais, principalmente se forem na mesma tonalidade, porque alongam a silhueta.
Prefira os jeans sem lavagem, com uma cor única e sem detalhes como tachas, bordados e aplicações. Quanto mais básicos, mais fáceis de serem combinados.
Camisa branca
Foi-se o tempo em que as camisas brancas de algodão estavam restritas ao ambiente de escritório. Hoje, elas funcionam muito bem com jeans, por cima de vestidos, com shorts de linho para os homens na praia e até por cima de biquíni para as mulheres. Quanto menos detalhes, melhor para combinar. Evite detalhes como bordados, aplicações de outros tecidos, botões em tons diferentes da cor da camisa.
Loafers
Este tipo de sapato caiu nas graças dos fashionistas porque é confortável e muito clássico. A principal diferença entre o loafer e o mocassim está em detalhes. A costura aparente, o visual mais rústico e molengo, com ou sem cadarço, são as principais características do mocassim. Já o loafer tem o solado mais rígido e um visual mais minimalista e sofisticado. Prefira tons neutros como beges, marrons e pretos para garantir infinitas combinações.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.