Cinco atitudes para evitar no uso do WhatsApp
É importante evitar algumas atitudes para usá-lo de maneira mais eficiente
O estudo Digital Brazil 2022, realizado pelas empresas We Are Social e Hootsuite, mostrou que pelo menos 165 milhões de brasileiros usam o WhatsApp, a maior penetração numa nação em todo o planeta. Hoje, é uma das principais ferramentas de comunicação profissional, substituindo inclusive as ligações e e-mails.
Por isso, é preciso evitar algumas atitudes para melhorar a produtividade e a comunicação durante as conversa:
Evite mandar áudios, principalmente no primeiro contato com a pessoa. Verdade seja dita, a maioria das pessoas não gosta de receber áudio.
Se for necessário, pergunte antes se pode enviar um áudio e cuide para que seja de até um minuto. Mais do que isso, a mensagem fica cansativa e fica mais difícil da pessoa prestar atenção em todas as informações. Além disso, se for urgente, sempre faça um resumo, por escrito, das informações do áudio. A pessoa pode não conseguir escutar naquele momento mas saberá o conteúdo e poderá tomar providências.
Respeite os horários
Só mande mensagem fora do horário comercial para colegas de trabalho e clientes se for urgente. Mandar mensagem para o colega 23h ou 4 da manhã não mostrará que você é eficiente, e sim, inconveniente, e poderá atrapalhar o momento de descanso do outro. E sabemos que os momentos de descanso são importantíssimos para garantir a produtividade.
Evite escrever gírias e abreviações
Convivemos com diversas gerações no mercado de trabalho, e cada uma entende as gírias e abreviações de uma maneira. "FDS" não significa final de semana para todo mundo. Então, se quiser que a sua mensagem seja entendida por todos, escreva as palavras inteiras, porque aí não terá erro de interpretação e os problemas decorrentes dele.
Confira o texto antes de enviar para ver se não tem nenhum erro de português ou se não falta alguma informação
Quem nunca escreveu uma mensagem na pressa e quando foi ver tinha erro de português ou pior, o corretor automático trocou a palavra por uma outra bem constrangedora? Melhor do que se desculpar do embaraço, é reler o texto antes de clicar no enviar.
Sempre chame a pessoa pelo nome
Algumas pessoas acham que chamar as outras de amor, amore, querida (o), flor, e etc, vai criar proximidade, mas o efeito é o inverso. As pessoas costumam ficar desconfortáveis com alguém criando uma intimidade que ainda não tem e isso pode prejudicar a conversa, criando uma barreira de comunicação. Se não tiver intimidade, ou não souber como a pessoa gosta de ser chamada, trate a pessoa pelo nome, não tem erro!
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.