Como agir antes de uma entrevista de emprego
Empresários acreditam que as pessoas saem das universidades despreparadas para o mercado de trabalho
Tão importante quanto o conhecimento técnico para exercer uma função no mercado de trabalho, são as habilidades comportamentais que você possui. Muitas vezes, você pode perder um cargo que almeja por um pequeno detalhe que poderia ter sido evitado.
De acordo com pesquisa da empresa norte-americana de pesquisa de opinião, a Gallup, enquanto 96% dos líderes universitários acreditam que estão preparando os alunos para o local de trabalho, apenas 11% dos líderes empresariais concordam com isso. Na verdade, 91% dos empregadores “concordam que para obter sucesso em suas empresas, a capacidade demonstrada de um candidato de pensar criticamente, comunicar-se com clareza e resolver programas complexos é mais importante do que seu curso de graduação”.
Por isso, fique atento a estas dicas que podem te ajudar a conquistar a vaga:
- Pesquise sobre a empresa e as atribuições do cargo que você se candidatou. Isso é fundamental. Saiba como ela é vista no mercado, sua área de atuação, seus pontos fortes e fracos, para que quando você for perguntado a respeito, possa explicar por que gostaria de trabalhar ali.
- Procure saber como as pessoas que trabalham ali se vestem, e qual o nível de formalidade da empresa. Evite decote abaixo da linha das axilas, roupas muito curtas, maquiagem muito pesada e acessórios muito grandes ou barulhentos. Homens devem evitar bermudas e regatas. Roupas mais formais e discretas como calça jeans escura e combinada com camisa branca ou azul são supercoringas. Você sabia que o azul é a cor preferida da maioria das pessoas e transmite confiança e credibilidade? É uma cor para se apostar em momentos importantes.
- Procure prestar atenção ao que o entrevistador está falando, sentar reto na cadeira, manter a cabeça erguida e as mãos em posição neutra no colo, ou na mesa, olhar nos olhos enquanto conversa e sorrir sempre que o momento permitir.
- Cuide das suas redes sociais. Elas são como uma vitrine virtual a seu respeito e os recrutadores as analisam tanto quanto o seu currículo. As fotos e textos ali te representam e contarão pontos ao seu favor?
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.
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