Manual de etiqueta para as festas de final de ano
A temporada de festividades está aberta, mas é preciso seguir algumas regrinhas para evitar constrangimentos
Dezembro chegou e está aberta a temporada mais festiva do ano. São muitos reencontros, celebrações e... saias justas. Afinal, quanto maior o número de pessoas nas festividades, maior a probabilidade de confusão e mal-entendido, principalmente entre familiares.
Por isso, listei algumas regrinhas que diminuirão a possibilidade de constrangimentos durante as celebrações e tornarão estes momentos mais harmônicos e felizes.
1 - Um convite que foi feito a você é pessoal e intransferível. Não leve ninguém com você sem antes consultar os donos da casa/anfitriões. Não tem nada mais deselegante do que levar pessoas sem avisar, porque quem está recepcionando programou a comida, bebida, o espaço, as mesas e cadeiras para um certo número de convidados. Imagina se todo mundo resolve esticar o convite e levar mais gente?
2 - É elegante perguntar aos donos da festa se eles precisam de alguma ajuda, se eles querem que você leve algum prato de comida, bebida ou sobremesa. No outro extremo, caso não peçam nada, jamais leve algum alimento para servir sem perguntar se pode. Lembre-se que quem convida já tem um cardápio planejado e levar algo não combinado pode atrapalhar o planejamento.
3 - Jamais leve seu animal de estimação na casa de alguém sem perguntar ao anfitrião se pode. Isso caso ele tenha algum animal. Se não tiver, é porque não gosta/não tem estrutura para receber. Então o mais educado é nem perguntar.
4 - É de bom-tom não chegar de mãos vazias. Leve algum mimo para os anfitriões, como bombons ou uma garrafa de vinho.
5 - É essencial chegar na hora. Não é educado atrasar nem quinze minutos, quanto mais uma hora. Jamais deixe o anfitrião esperando. E pior do que chegar atrasado, é chegar antes da hora na casa de outras pessoas. Os donos da festa provavelmente estarão ocupados organizando o evento e não estarão prontos para te receber. Chegou 15 minutos antes? Faça uma horinha no carro até dar o horário.
6 - Cumprimente os anfitriões em primeiro lugar, assim que chegar na festa. Elas são a razão de você estar ali.
7 - Encontrou alguém que não via há muito tempo? Nada de falar que a pessoa está mais magra ou mais gorda, que envelheceu ou rejuvenesceu. Comentários sobre a aparência das pessoas costuma criar mal-estar entre os envolvidos. Perguntar sobre os “namoradinhos”, ou inferir parentesco caso a pessoa esteja acompanhada também é deselegante. Nada de perguntar se o acompanhante da pessoa é seu filho(a)/marido, esposa/namorado(a). Se a pessoa não falou ao apresentar, não pergunte. Provavelmente ela não quis falar.
8 - Evite puxar assuntos que causem brigas e discussões, como por exemplo sobre política, religião, futebol, sobre o comportamento de alguém ou alguma fofoca maldosa. É confusão na certa. Um sábio ditado conta que, na falta do que dizer, é mais prudente calar. Todos devem contribuir para o clima festivo, evitando comentários inapropriados. Deixe para lavar a “roupa suja” em outra ocasião. Os problemas devem ser resolvidos com conversas particulares, em outro momento.
9 - Jamais leve parte da decoração ou da comida embora, mesmo que você ache que vá sobrar. Só o faça caso o anfitrião fale para levar e nunca peça se pode. Poderá criar um constrangimento. Afinal, como ele falaria não?
10 - Se os anfitriões organizarem um amigo secreto, participe! É deselegante se recusar a participar da brincadeira, porque irá constranger os participantes na hora da troca dos presentes, uma vez que ficará isolado e com as mãos vazias. O amigo secreto é uma maneira divertida e inteligente de fazer todos serem presenteados sem que ninguém precise gastar uma fortuna. E não importa o que receber: agradeça o presente e a boa vontade que o outro teve ao comprar uma lembrança para você. E sempre dê presentes condizentes com os participantes e o valor acordado.
11 - Não se isole ou forme panelinhas. Circule, sorria e converse com outros grupos. E nunca vá embora sem se despedir, ao menos dos anfitriões. Por fim, é muito gentil mandar uma mensagem de agradecimento aos donos da festa no dia seguinte.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.