Como acertar no look da confraternização do trabalho
Não vá com uma roupa muito sensual ou muito desleixada, porque sua vestimenta pode passar a mensagem errada
Se você vai a uma festa na qual o anfitrião pode te demitir, não é festa, é trabalho. Então a festa de confraternização da firma nada mais é do que um evento de trabalho, e deve ser tratada como tal. Nada de exagerar na bebida, de ser o primeiro a chegar e o último a sair ou de ficar colado no chefe. Mas isso é assunto para outra coluna. No caso da escolha da roupa, não é a ocasião para estrear aquele vestidinho justo e decotado ou, no caso dos homens, apostar na confortável camiseta do time, chinelo de dedo e na bermuda surrada.
Se no convite da festa de confraternização estiver indicando o tipo de vestimenta (esporte fino, passeio completo etc.) aí basta seguir as diretrizes deste tipo de dress code. Mas se não, anota essas dicas:
1) Se a festa for à noite, uma boa tática é subir um degrau na maneira como você vai trabalhar no dia a dia. Se costuma ir trabalhar de calça jeans, camiseta e tênis, no caso dos homens, troque a camiseta por camisa e o tênis por um sapato para ir à festa. Para as mulheres, se costuma trabalhar de calça social, camisa e salto alto, substitua a camisa por uma blusa acetinada, ou com algum brilho para o evento ou a calça por uma saia mais festiva.
2) Se vai ser uma confraternização no horário do almoço, como um churrasco, por exemplo, certamente será uma festa casual. Então aposte em vestidos leves, com ou sem estampa, ou bermuda mais comprida com uma blusa que não seja decotada e uma rasteira, e no caso dos homens, uma camiseta polo, uma bermuda e um tênis serão mais do que suficientes.
3) Preste atenção no local do evento. Se for em um buffet mais chique, aposte em uma produção mais caprichada, mas se for em um clube ao ar livre, com gramado e churrasqueira, por exemplo, certamente será um evento mais simples, casual. Se for na casa de alguém da equipe, veja o perfil deste anfitrião, se ele costuma caprichar mais ou se é uma pessoa mais simples.
E como eu sempre digo, na dúvida, pergunte para quem estiver organizando o evento o melhor tipo de traje. Não tem problema algum perguntar e assim, você evita ser pego de surpresa e se sentir um peixe fora d’água durante o evento.
E dica bônus: não vá com alguma roupa muito sensual ou muito desleixada, porque sua vestimenta pode passar a mensagem errada sobre você. Evite os decotes profundos e peças muito curtas ou justas. No caso dos homens, camisetas de time, camiseta regata, calça jeans rasgada ou surrada são peças que devem ser evitadas.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.