Seis atitudes que você precisa evitar no supermercado
Basta um olhar atento e a gente se depara com cada comportamento péssimo que dá até uma vergonha alheia
A sua imagem conta uma história sobre você onde quer que esteja, e no supermercado não seria diferente. Basta um olhar atento e a gente se depara com cada comportamento péssimo que dá até uma vergonha alheia. É gente furando fila, comendo alimentos e descartando as embalagens para não pagar, abrindo produtos e largando nas gôndolas com a embalagem violada, e por aí vai.
Vivemos em sociedade, então existem comportamentos sociais que orientam a interação entre as pessoas em diferentes situações e ambientes, e inclui regras de cortesia, respeito e bom senso, com o objetivo de promover relações harmoniosas entre as pessoas. Por isso separei aqui 6 atitudes que você precisa observar e se policiar para não fazer quando estiver no supermercado, pensando principalmente no respeito e consideração com o próximo. Ser gentil não custa nada e traz benefícios tanto para nós quanto para a vida em conjunto.
1) Não coma e esconda a embalagem. Se estiver com fome, e for demorar para finalizar as suas compras, pode até comer algum alimento antes de passar pelo caixa. Mas guarde a embalagem para pagar pelo produto que consumiu. Imagine se o mercado fosse seu, o que acharia de clientes que consomem seus produtos e não pagam?
2) Não fique apertando e cortando/quebrando pedaços de frutas, legumes e verduras. Isso faz com que esses itens estraguem mais rapidamente e certamente apodreçam com facilidade. E já sabe, o destino será certamente o lixo e o desperdício dos alimentos.
3) Não utilize as filas indevidamente. Se tiver até 10 ou 20 volumes, existem filas específicas para agilizar o atendimento, assim como caixas que atendem volumes de compras maiores. É tudo pensado para que o cliente consiga finalizar suas compras de uma maneira mais agilizada. E como estamos falando de filas, se não estiver no grupo prioritário (gestantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida), não use a fila destinada para esse público a não ser que o atendente do mercado te direcione. Isso seria como se quisesse se aproveitar de um benefício destinado a pessoas com necessidades especiais.
4) Evite bloquear o corredor ou os espaços do supermercado com o seu carrinho. Pense nas pessoas que também precisam utilizar o espaço.
5) Se derrubou algum produto no chão, pegue. Sabemos que existem funcionários para organizar as prateleiras, mas é muito educado que você guarde no local devido o produto que retirou/derrubou.
6) Se desistiu de comprar algum item perecível, que precisar ser mantido refrigerado, como queijo mussarela, requeijão, carnes, devolva para o refrigerador. Se você deixar em alguma prateleira aleatória espalhada pelo mercado, aquele produto pode estragar ou pior, ser guardado novamente no local devido horas depois e a pessoa que comprar pode comer e passar mal.
Sei que muito do que tratei nesta coluna parece óbvio, mas se observar por 10 minutos o comportamento de muitas pessoas no supermercado, vai concordar que o óbvio também precisa ser dito.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.