Se vestir adequadamente é fundamental para sua imagem
Cada local pede uma vestimenta apropriada
Imagine estes três exemplos: ir a uma festa infantil usando minissaia e decote profundo; ir à igreja vestindo short, regata e chinelo; escolher uma calça jeans para usar em um casamento. O que eles têm em comum? A vestimenta inadequada para as respectivas ocasiões.
Se vestir de maneira inadequada para a ocasião pode prejudicar a sua imagem, porque pode transmitir falta de consideração com os anfitriões e demais convidados e pode parecer que você quer chamar atenção para si. Além disso, a maioria das pessoas fica constrangida quando percebe que escolheu a roupa equivocada para a ocasião. E ficar com a autoconfiança abalada em qualquer lugar não é nada bom. Isso pode te atrapalhar na hora de interagir com as outras pessoas e aproveitar o momento.
Apesar de estarmos vivendo em uma época de muita liberdade, o que é muito bom porque podemos fazer as escolhas individuais que fazem sentido para a nossa vida, é preciso lembrar que vivemos em sociedade, e existe sim um conjunto de normas e comportamentos sociais que orientam as interações entre as pessoas em diferentes situações e ambientes. O objetivo é facilitar a convivência e promover relações harmoniosas.
Para evitar este tipo de constrangimento em qualquer local, anote estas dicas:
- Sempre que for a algum evento, observe o horário. Eventos diurnos costumam ser mais informais, então roupas mais leves, claras e casuais podem ser mais apropriadas. Deixe o brilho, a maquiagem mais pesada e cores como preto para eventos após as 17 horas. Ternos para o dia também são os mais claros, tons de bege, cinza, azul médio e para a noite, azul marinho e preto.
- O local do evento importa: se for uma festa em um local aberto, com gramado, a vestimenta será diferente de um salão fechado mais sofisticado. Se for um casamento ou evento na igreja, por exemplo, independente da religião, as roupas não devem ser muito curtas ou justas, com decotes profundos ou transparência. Chinelos e jeans rasgados também devem ser evitados.
- O tipo de festa também interfere. Uma festa de trabalho, assim como uma festa infantil, pede roupas que não sejam muito justas, curtas e com decotes profundos. Mas se a festa for uma balada noturna, um decote mais profundo, um vestido brilhoso ou uma minissaia podem ser sim muito apropriados.
- Observe o convite: é mais sofisticado? Ou um convite mais informal feito pelo WhatsApp? Isso pode ser um bom indicativo de como será a festa.
- Na dúvida, PERGUNTE. Não tem problema algum perguntar a quem estiver organizando o evento como será a festa, quantos convidados, e se existe algum dresscode (código de vestimenta) para a ocasião.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.