ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Boa Imagem

Alerta de tendência: como inserir os lenços no seu dia a dia

Usados há milhares de anos, em diferentes épocas com diferentes funções, os lenços estão em alta

Por Larissa Almeida (*) | 26/10/2024 09:04

Os lenços voltaram com tudo, mas eles nunca se foram. O fato é que desde 350 a.C. existem registros do uso dos lenços pela rainha egípcia Nefertiti, como ornamento do vestuário, e o seu uso por guerreiros como indicação de classe e status social e até mesmo sua utilização em guerras para limpar e absorver o suor.

Mundialmente famoso, o pianista Bethoven utilizava muito o acessório, complementando seus ternos e camisas com lenços de seda. Em 1837, a rainha Vitória ascendeu ao trono e nesta época os lenços de seda se tornaram símbolo de luxo usado pela nobreza. Sua descendente, a rainha Elizabeth II era muito fã, e o usava muito na cabeça desde 1940.

Foi em 1937 que o mais famoso de todos foi criado: a Hermés lançou sua primeira linha de carré, o lenço de seda quadrado e estampado que logo ganhou a cabeça de senhoras francesas e estrelas de Hollywood. De lá para cá, mais de 2.000 estampas foram produzidas por 150 artistas do mundo todo.

Ao longo da história, apesar dos vários usos que foram dados aos lenços (inclusive faz parte da roupa típica dos gaúchos), as mulheres abraçaram o acessório usando-o de diferentes formas, em cores, materiais e estampas que foram mudando com o tempo e as tendências da moda.

Fato é que um lenço é um acessório relativamente barato, dependendo do material, e pode transformar uma produção básica, como jeans e camiseta, deixando-a mais estilosa.

Você pode dobrá-lo ao meio, formando um triângulo, para amarrar na cintura, no pescoço e no cabelo. Também se transforma em cinto e em blusa. No vídeo gravei algumas formas de utilização dos lenços, como inspiração.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias