Habilidades socioemocionais podem impulsionar sua carreira
O conhecimento técnico é fundamental para exercer diversas atividades, mas as habilidades socioemocionais, as chamadas “soft skills” são essenciais para todos os profissionais, porque são elas que te fazem permanecer no trabalho e crescer profissionalmente. Isso porque mais de 90% dos colaboradores são contratados pelo perfil técnico e demitidos por mau comportamento.
Entre as soft skills estão habilidades como resolução de problemas, resiliência emocional, adaptabilidade, comunicação e trabalho em equipe, e muitas vezes estes aspectos comportamentais são levados mais em conta do que a competência técnica dos candidatos na hora da contratação, e também na avaliação dos clientes perante as empresas. É mais fácil treinar alguém a usar um sistema do que ensiná-la a como se relacionar melhor com as pessoas, por exemplo.
Uma reportagem feita pela BBC News e publicada no último dia 05 de outubro destaca que os jovens da periferia estão apostando nas soft skills para conquistar oportunidades e impulsionar suas carreiras. A faixa etária dos 18 a 24 anos representa 30% dos 7,5 milhões de desempregados no Brasil.
De acordo com a reportagem, o jovem pobre, apesar de não ter tido formação específica sobre o tema, tem conseguido se destacar no mercado de trabalho justamente porque costuma ter mais habilidade para resolver conflitos, tendo em vista que muitas vezes passa mais tempo nas ruas e precisa tomar muitas decisões sozinho. Outro fator destacado é a força de vontade. Quem vem da periferia costuma se agarrar mais à oportunidade, porque muitas vezes ela é a única da vida.
Pesquisa de Tendências RH 2024, realizada pela Catho (site que conecta empresas a potenciais candidatos às suas vagas) apontou as soft skills mais valorizadas atualmente. São elas:
1)Proatividade
2)Resolução de problemas
3)Trabalho em equipe
4)Relacionamento Interpessoal
5)Resiliência
6)Flexibilidade
7)Criatividade
8)Ética
9)Empatia
10) Liderança
Enfim, a sua imagem pessoal, ou seja, a maneira como se veste, adequada aos locais que frequenta, os cuidados pessoais diários (pentear o cabelo, higiene pessoal, unhas limpas etc.), assim como seu comportamento no dia a dia e boa comunicação, aliada ao seu conhecimento técnico, certamente vai fazer com que você conquiste muitas oportunidades e alavanque sua carreira.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.