ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Habilidades socioemocionais podem impulsionar sua carreira

Por Larissa Almeida (*) | 10/10/2024 17:40

O conhecimento técnico é fundamental para exercer diversas atividades, mas as habilidades socioemocionais, as chamadas “soft skills” são essenciais para todos os profissionais, porque são elas que te fazem permanecer no trabalho e crescer profissionalmente. Isso porque mais de 90% dos colaboradores são contratados pelo perfil técnico e demitidos por mau comportamento.

Entre as soft skills estão habilidades como resolução de problemas, resiliência emocional, adaptabilidade, comunicação e trabalho em equipe, e muitas vezes estes aspectos comportamentais são levados mais em conta do que a competência técnica dos candidatos na hora da contratação, e também na avaliação dos clientes perante as empresas. É mais fácil treinar alguém a usar um sistema do que ensiná-la a como se relacionar melhor com as pessoas, por exemplo.

Uma reportagem feita pela BBC News e publicada no último dia 05 de outubro destaca que os jovens da periferia estão apostando nas soft skills para conquistar oportunidades e impulsionar suas carreiras. A faixa etária dos 18 a 24 anos representa 30% dos 7,5 milhões de desempregados no Brasil.

De acordo com a reportagem, o jovem pobre, apesar de não ter tido formação específica sobre o tema, tem conseguido se destacar no mercado de trabalho justamente porque costuma ter mais habilidade para resolver conflitos, tendo em vista que muitas vezes passa mais tempo nas ruas e precisa tomar muitas decisões sozinho. Outro fator destacado é a força de vontade. Quem vem da periferia costuma se agarrar mais à oportunidade, porque muitas vezes ela é a única da vida.

Pesquisa de Tendências RH 2024, realizada pela Catho (site que conecta empresas a potenciais candidatos às suas vagas) apontou as soft skills mais valorizadas atualmente. São elas:

1)Proatividade

2)Resolução de problemas

3)Trabalho em equipe

4)Relacionamento Interpessoal

5)Resiliência

6)Flexibilidade

7)Criatividade

8)Ética

9)Empatia

10) Liderança

 Enfim, a sua imagem pessoal, ou seja, a maneira como se veste, adequada aos locais que frequenta, os cuidados pessoais diários (pentear o cabelo, higiene pessoal, unhas limpas etc.), assim como seu comportamento no dia a dia e boa comunicação, aliada ao seu conhecimento técnico, certamente vai fazer com que você conquiste muitas oportunidades e alavanque sua carreira.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias