ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 21º

Boa Imagem

Como agir de maneira elegante no restaurante

Pagar ou não os 10% do garçom? Onde colocar a bolsa e o celular? O que fazer se derrubar algo sobre a mesa?

Por Larissa Almeida (*) | 13/02/2025 17:51

Tenho certeza de que você já ficou na dúvida sobre como agir em determinadas situações no restaurante, seja ele mais simples ou mais sofisticado. Dúvidas sobre como chamar pelo garçom, o que fazer quando derruba algo na mesa ou onde colocar seus pertences são comuns. Erros, em refeições de negócios, por exemplo, são constrangimento na certa. Por isso, pensei em um guia com boas práticas para serem aplicadas em todo e qualquer restaurante. E já adianto que na semana que vem falarei de etiqueta à mesa, complementando o tema desta semana.

Em primeiro lugar, certifique-se se o restaurante precisa de reserva antes. Os mais badalados normalmente são lotados e não tem nada pior do que chegar na porta e ter que esperar na fila ou pior, ter que ir embora ou procurar outro local para ir. Se fizer reserva, procure cumprir o horário, e se não puder ir cancele antes do horário marcado.

Preste atenção na sua vestimenta. Verifique se é um restaurante mais casual, ou tem um estilo mais requintado. E jamais, mesmo que seja um restaurante na praia, vá de roupas de banho ou camiseta regata (no caso dos homens). E por fim, não tire os sapatos embaixo da mesa ou coloque os pés na cadeira. Lembre-se que outra pessoa irá se sentar ali.

Seja educado com quem está te servindo, seja ele garçom, ou o maître, ou o recepcionista. Todas as pessoas precisam ser tratadas com respeito. Então olhe nos olhos quando estiver fazendo o pedido e use as palavras mágicas como por favor e obrigado na hora de fazer e receber os pedidos.

Quando for chamar pelo garçom, evite termos como “amigão”, “queridão”, ou quaisquer apelidos. Chame-o simplesmente de garçom ou garçonete. Não abane exageradamente as mãos, grite ou fale “psiu” quando quiser chamá-lo. Olha para o garçom e quando conseguir contato visual, levante a mão. Ele irá entender.

Sempre pague a porcentagem do garçom, mesmo que seja opcional. Em qualquer lugar do mundo. É uma atitude mesquinha simplesmente pedir para tirar a porcentagem do garçom e pode ser entendida como se ele tivesse prestado um serviço ruim. Se for o caso, e claro que dependendo da gravidade, sugiro chamar a gerência para conversar a respeito. Mas claro que sempre de maneira respeitosa. E não fique além do horário de fechamento do restaurante. Os funcionários têm seus horários também.

Mantenha suas conversas em um volume que não possa ser ouvido na mesa ao lado. Nada mais desagradável do que uma pessoa barulhenta querendo chamar atenção para si em um restaurante. Evite também mastigar de boca aberta, fazer barulho na sua mastigação e com os talheres.

Deixe seu celular no bolso ou na bolsa, ou se estiver esperando ligações, coloque no colo. O celular é sujo, repleto de bactérias, e não deve ser deixado sobre a mesa. Além disso, é falta de educação ficar mexendo no celular enquanto estiver à mesa com outras pessoas.

Se derrubar bebidas sobre a mesa, coloque guardanapo sobre o líquido imediatamente para evitar sujar a roupa das outras pessoas que estão à mesa com você e chame o garçom. Se quebrou um copo, prato, ou derrubou algo no chão, chame o garçom para te auxiliar. Eles são treinados para todos estes imprevistos.

Deixe sua bolsa no colo ou atrás de você na cadeira. Evite pendurar na lateral da cadeira porque isso atrapalha o garçom na hora de te servir. Evite também deixar sobre a mesa, é anti-higiênico. O ideal é que tenha uma cadeira de sobra para armazenar as bolsas e outros pertences, como mochilas e casacos.

Lembre-se sempre: agir de maneira gentil e respeitosa nos lugares que você frequenta e com as pessoas com as quais convive faz bem para você e para a sua imagem.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias