Há um limite para o que deve ser postado nas redes sociais?
As fronteiras entre o profissional e o pessoal se dissiparam, é preciso pensar nas nossas ações virtuais
Quando se trata da nossa imagem pessoal, existe um limite sobre o que deve ou não ser postado nas redes sociais? Quando se trata de limites, cada um tem o seu, principalmente sobre estar disposto ou não a encarar a repercussão que um post mal pensado pode causar. Com o advento das redes sociais, acabamos nos tornando marcas, então é muito difícil separar a figura do profissional da pessoa física. Até porque, hoje praticamente todo mundo tem rede social e muitos colegas e chefes se seguem virtualmente. As fronteiras entre o pessoal e o público se dissiparam.
Costumo dizer também que, mesmo que sua rede social seja fechada, sempre há o risco de um post ser printado e vazar. Praticamente todo mundo tem celular e consegue gravar a tela. Cada post, stories, curtida ou compartilhamento seu, na prática, representa a maneira como você pensa sobre determinado assunto. Além disso, suas ações na internet funcionam mais ou menos como se você abrisse um travesseiro de penas no alto de um prédio. Não existe como controlar quem vai visualizar aquilo.
Em março de 2021, a revista americana Teen Vogue anunciou a contratação da jornalista Alexi McCammond como editora-chefe da capa. McCammond, de 27 anos, havia trabalhado em empresas importantes do setor nos Estados Unidos e tinha um excelente currículo para o cargo. Mas apenas alguns dias depois da publicação de sua contratação e antes mesmo de tomar posse do cargo, a profissional apresentou sua demissão. O motivo: o escândalo que se formou por alguns tuítes que publicou quando tinha 17 anos, dez anos antes, e sobre os quais alguns funcionários da revista alertaram por seu conteúdo racista e homofóbico.
Quando se trata de limites nas redes sociais, temos dois caminhos a seguir: pensar que você é uma marca e está se representando o tempo todo, em qualquer lugar que você esteja, e separar muito bem aquilo que é público e deve ser postado, e aquilo que diz respeito à sua vida privada. Afinal, a nossa reputação é algo dificílimo de construir e, um passo mal dado, pode arruinar anos de construção.
Ou, você pode postar tudo o que pensa e sente e se assumir integralmente, com qualidades e falhas que todos nós temos. Pode ser uma estratégia. Mas corre-se o risco de linchamento virtual, demissão, perda de clientes e, com certeza, muitas polêmicas. Vale destacar que este último é mais arriscado e dá mais trabalho. A Anitta é um exemplo de personalidade com grande exposição, mas acaba lidando diariamente tanto com fãs quanto com haters.
Antes de fazer aquele post polêmico, é preciso pensar: estou disposto a lidar com as críticas, com os comentários contraditórios e com o resultado que isso pode me causar? Esta é uma decisão que só você pode tomar a partir daquilo que te deixa mais confortável. Acredito que este é o limite.
Uma dica que funciona para mim: antes de postar qualquer coisa sobre a minha vida pessoal, compartilhar vídeos engraçados ou posts com frases e mensagens, e até mesmo algo relacionado ao meu trabalho, eu me faço as seguintes perguntas “será que isso é positivo para a minha imagem?”, “isso vai somar à reputação que estou construindo?”, “isso pode gerar desconforto ou pode soar como indireta para alguém?” e, por fim, “se fosse outra pessoa postando isso, eu iria admirar?”.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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