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Boa Imagem

Como utilizar estampas a seu favor

O tamanho da padronagem, as cores e o formato do desenho podem ampliar ou reduzir visualmente a silhueta

Larissa Almeida (*) | 18/04/2023 12:15

Você já deve ter percebido que estampas costumam ampliar visualmente né? Ou seja, se você colocar uma camisa estampada preto e branco e uma calça lisa preta, certamente a parte de cima do seu corpo parecerá maior. E essa é mais uma ferramenta de ilusão de ótica utilizada na consultoria de imagem. Podemos usar as estampas de forma a ampliar ou reduzir visualmente alguma parte do corpo, de acordo com o objetivo.

Portanto, é importante observar o tamanho da estampa na hora de montar uma produção. De forma geral, estampas de escala maior, ou seja, com o desenho maior, ampliam visualmente. Estampas com escala menor, ou seja, desenhos pequenos, já não ampliam tanto. Assim, uma camisa de listras grossas ou xadrez grande aumenta muito mais a região do tronco do que uma camisa de listras finas ou xadrez pequeno.

Sendo assim, se você quer suavizar a região do quadril, por exemplo, aposte em calças de cores escuras e lisas, ou estampas de padronagem pequena. Se quer ampliar o tronco, pode apostar em uma camisa com estampa de escala grande, um listrado, mas grosso, por exemplo.

A cor da estampa também é um fator importante para levar em consideração. Estampas de cores claras e vibrantes expandem visualmente muito mais do que estampas de cores escuras e opacas. Por exemplo, uma camisa listrada rosa e verde neon ampliará a silhueta mais do que uma estampa azul marinho e vinho. Além disso, é importante observar o fundo da estampa. Estampa de fundo claro amplia e fundo escuro reduz.

Já falando sobre as mensagens de formalidade e informalidade, estampas de linhas retas, como risca de giz, listrado, quadriculado e pied de poule são mais formais do que estampas de linhas redondas, como florais e poá. Então se você é um advogado, melhor apostar em estampas de linhas retas e finas. Já uma psicóloga, que precisa estar mais acessível e informal, por exemplo, pode apostar no poá e floral para o trabalho.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

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