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Boa Imagem

Como as linhas, formas e cores influenciam na sua imagem

O nosso cérebro atribui significado, de maneira inconsciente, para formas geométricas e cores

Larissa Almeida (*) | 11/04/2023 09:03

Quando visualizamos alguma imagem, o nosso cérebro automaticamente as interpreta baseado nas informações que dispõe. E isso é feito de maneira inconsciente e instantânea.  A relação entre imagens e o significado que damos a elas, criados a partir dos sinais e símbolos que visualizamos, é chamada de semiótica.  E o mais curioso, e generalizado destes significados, porque é assim no mundo todo, é a interpretação que o cérebro faz das linhas, formas e cores na aparência de uma pessoa e na sua vestimenta.

Uma pessoa com linhas mais curvas no seu rosto (boca carnuda, olhos redondos, nariz arredondado, sobrancelhas levemente curvas), corpo (ombros mais caídos, volume no quadril) e cabelo (cachos soltos) comunica com muito mais facilidade uma mensagem de acessibilidade, simpatia e proximidade.

Já uma pessoa cuja predominância visual é de linhas retas (nariz pontudo e adunco, boca fina, sobrancelha muito arqueada, cabelo liso, corpo mais retangular/sem curvas) comunica mais facilmente uma mensagem de seriedade, de força e de distanciamento.

Nas roupas, isso também acontece. Por isso, um dos pilares da consultoria de imagem é entender qual mensagem a pessoa precisa ou gostaria de transmitir no seu dia a dia e adequar isso à sua vestimenta e às suas características físicas.

O cinema e a televisão usam muito estes recursos para construir a imagem dos mocinhos e vilões. Dificilmente veremos uma mocinha de novela que só usa preto e maquiagem muito pesada, por exemplo. Ou uma rainha boa de coroa pontiaguda.

De uma maneira geral (porque apenas um ingrediente não faz um bolo), linhas retas, cores escuras e frias e formas mais rígidas, assim como estampas de listras e xadrezes comunicam mais seriedade, distanciamento e formalidade. E linhas curvas, formas arredondadas e cores claras e suaves transmitem docilidade e acessibilidade, assim como estampas florais. Se não estiver satisfeito com a maneira como as pessoas te percebem, pode ser que os símbolos visuais que você costuma utilizar não estejam transmitindo o que você deseja.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

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