O que nunca usar em uma entrevista de emprego
O que vestimos está diretamente relacionado à maneira como somos percebidos
Há duas semanas, viralizou nas redes sociais um vídeo de uma jovem reclamando que foi desclassificada, antes mesmo da entrevista de emprego, por conta da roupa que estava vestindo. Ela foi na tal entrevista de emprego trajando uma calça jeans toda rasgada. “Não sei nem em que era a gente está vivendo para uma pessoa não se qualificar para um emprego por conta da roupa dela”, ela diz no vídeo, contando a situação pela qual passou.
A roupa pode até não definir a capacidade técnica de alguém, mas diz muito sobre o comportamento e sobre como a pessoa deseja se apresentar para o mundo. Uma calça jeans rasgada ou qualquer roupa rasgada, amassada ou suja nunca deve ser usada em uma entrevista de emprego porque transmite desleixo, falta de cuidado consigo mesmo e indiferença com a empresa e o cargo pretendido. Afinal, quando se quer impressionar, alguém usa roupa rasgada?
Estamos na era da tecnologia, e a informação de qualidade está a um clique da grande maioria da população. Então basta dar um Google para conferir o traje utilizado pelos funcionários na empresa onde se vai fazer a entrevista ou ler matérias que ensinem os tipos de vestimenta adequadas para cada ocasião. Se informar antes sobre a empresa, seus valores, seu código de vestimenta, sua área de atuação e seu público demonstra respeito com o recrutador e cuidado com o cargo pretendido. E claro, diz respeito ao comportamento também.
O fato de uma pessoa ter ido para a internet reclamar ao invés de se responsabilizar pelas suas escolhas e repensar como poderia evitar a mesma situação na próxima entrevista, demonstra que não está disposta a aprender com seus erros ou pior, não está disposta a seguir as normas da empresa, e o dress code se inclui nisso.
Calça jeans rasgada é uma peça muito descolada e interessante para usar nos eventos sociais, mas, salvo raras exceções, não deve ser usada em ambientes profissionais, porque pode ser uma barreira de comunicação no relacionamento com o público.
P.S. No fim das contas, o vídeo viral foi compartilhado nas redes sociais da influenciadora @palomamoraes61, que conta histórias reais de seguidoras como se tivesse acontecido com ela. Então o fato não ocorreu com ela, e sim com uma de suas seguidoras.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.