Como fazer escolhas mais elegantes
A elegância não está apenas na vestimenta, mas também na forma como a pessoa se comporta na vida
A palavra elegante tem origem no verbo latim “eligere”, que significa escolher com cuidado, selecionar. Eu diria que uma pessoa elegante escolhe com cuidado não só as suas roupas, mas suas palavras, suas atitudes, a forma como trata todos ao seu redor. Alguns nascem naturalmente mais elegantes, mas todos podem aprender a fazer boas escolhas.
Falando unicamente sobre roupas e acessórios, um pedido frequente dos meus clientes é sempre o mesmo: “quero me vestir de uma maneira mais elegante”. Por isso, resolvi falar sobre como fazer escolhas mais elegantes para o dia a dia, peças que vão transitar em mais ambientes e vão poder ser aproveitadas em um número maior de produções.
A maioria das pessoas compra peças com informação demais (estampas, costuras, aviamentos, cores) e não tem o básico no armário, aquelas roupas que são a base de um armário funcional. Aí reside o grande problema. Ao invés de optar por uma calça jeans reta, escura, sem lavagem e sem nenhum detalhe, por exemplo, compram jeans com muita lavagem, tachas, rasgos, e enfeites, o que dificulta a vida. Menos é mais.
Então algumas dicas, se quiser um visual mais elegante:
-Vale mais investir em uma blusa, calça, camisa, sapato de qualidade do que comprar vários de qualidade ruim. Peças boas, quando bem cuidadas, duram anos.
-Opte por peças lisas. A proporção que vai facilitar a sua vida: para cada quatro peças lisas no armário, ou seja, sem estampa e enfeites, apenas uma peça estampada (rendas, babados, aplicações entram aqui).
-Invista em roupas e sapatos de cores neutras. Azul marinho combina com praticamente todas as cores, é a mais versátil das cores. O bege, marrom, vinho, cinza, preto e branco também são cores muito versáteis e ótimas escolhas.
-Prefira sapatos sem muitos detalhes, de couro liso, sem rebites, costuras, laços, e aplicações. Evite nobuk e verniz porque estragam fácil e materiais sintéticos descascam e rasgam em pouco tempo. Além disso, a manutenção do couro é mais fácil.
-A malha é naturalmente um tecido mais casual e esportivo. Prefira blusas e calças em tecidos planos, como poliéster, algodão, linho e viscose. Se tem dúvida sobre o tecido, todas as peças têm etiqueta de composição costurada. Lá estão descritas informações sobre o tecido e sobre como lavar e passar a peça.
-Evite comprar peças de número menor ou muito maior que o seu. Melhor comprar sobrando um pouco e ajustar no quadril, cintura, barra e etc. do que usar apertado demais. Não é elegante e nem confortável.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.