ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

PP e União Brasil formalizam federação por 4 anos: anúncio oficial será na terça

Senadora Tereza Cristina (PP) será a porta-voz da federação, por ser a detentora do cargo federal mais alto

Por Gabriela Couto | 24/04/2025 15:59
PP e União Brasil formalizam federação por 4 anos: anúncio oficial será na terça
Senadora Tereza Cristina (PP), durante Fórum do Agro, na Expogrande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Os partidos Progressistas (PP) e União Brasil oficializaram, na noite de terça-feira (23), a formação de uma federação partidária que terá duração de quatro anos. O anúncio oficial da união está marcado para a próxima terça-feira (29), no Congresso Nacional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os partidos Progressistas (PP) e União Brasil oficializaram uma federação partidária por quatro anos, com anúncio oficial previsto para 29 de agosto no Congresso Nacional. A federação terá 108 deputados federais e 14 senadores, garantindo o maior tempo de propaganda e recursos de campanha no país. No Mato Grosso do Sul, a senadora Tereza Cristina (PP) será a porta-voz. O PP comandará a legenda em nove estados, e o União Brasil em outros nove. A federação visa fortalecer chapas eleitorais, com destaque para a pré-candidatura de Rose Modesto a deputada federal. A aliança apoiará a reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB).

A nova federação contará com 108 deputados federais e 14 senadores, o que garante ao grupo o maior tempo de propaganda e o maior volume de recursos de campanha do país, superando partidos como o PL (92 deputados) e a federação PT/PV/PCdoB (80 deputados).

No Mato Grosso do Sul, a senadora Tereza Cristina (PP) será a porta-voz da federação, por ser a detentora do cargo federal mais alto no estado.

Com a federação, o PP terá o comando da legenda em nove estados, incluindo Mato Grosso do Sul, enquanto o União Brasil ficará responsável por outros nove. Nos estados onde houver impasse, as decisões serão tomadas pela executiva nacional da federação, que será presidida por Ronaldo Caiado (União).

Rose Modesto, presidente do União Brasil em MS, afirmou que, apesar da federação, sua postura crítica em relação à atual administração municipal continuará a mesma. “Meu posicionamento de cobrar, não muda”, garantiu.

Ela também destacou a admiração pelo trabalho de Tereza Cristina e a importância da federação para fortalecer as chapas eleitorais. “Sou pré-candidata a deputada federal, e a federação será extremamente importante para ajudar a montar a chapa proporcional”, disse.

PP e União Brasil formalizam federação por 4 anos: anúncio oficial será na terça
Presidente do União Brasil, durante votação, na eleição de 2024, quando disputou a prefeitura da Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Atualmente, em Mato Grosso do Sul, a federação conta com uma senadora (Tereza Cristina), um deputado federal (Luiz Ovando, do PP) e três deputados estaduais: Gerson Claro e Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União). Na Câmara Municipal de Campo Grande, a federação terá a maior bancada, com sete vereadores — quatro do PP e três do União Brasil.

A aliança entre os dois partidos já vinha sendo construída e deve apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias