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Boa Imagem

Se você quer ganhar mais, você precisa mostrar que vale mais

A história é repleta de pessoas competentes que foram ultrapassadas por aquelas que conseguem se vender melhor

Por Larissa Almeida (*) | 15/05/2024 09:00

O mercado te paga o quanto acha que você vale. As vezes isso não é justo, outras vezes é, mas acontece com todas as pessoas, e coisas. Um bombom feito artesanalmente vale mais do que um Sonho de Valsa porque tem uma apresentação mais apetitosa, não tem tanta disponibilidade e é vendido como uma opção que contém ingredientes mais selecionados e menos ultraprocessados. Todo mundo quer ganhar mais, e acha que vale mais, mas para além de achar, é preciso demonstrar o seu valor através da sua imagem.

 A minha história com a consultoria de imagem começou assim. Eu trabalhando em um bom cargo, ganhando muito bem, mas as pessoas me chamando de menina e sempre me pedindo algum favor. Mas no fim, quando eu entendi o que precisava aprimorar na minha imagem, eu percebi que elas não estavam de todo erradas, elas apenas me viam assim por que era a percepção que eu passava através do meu comportamento, da minha comunicação e da minha vestimenta. Não é sobre se transformar em outra pessoa, mas se lapidar melhor para mostrar seu brilho.

Se você quer ter mais valor para o mercado, você precisa se importar com as mensagens que transmite por meio destes três elementos: aparência, comportamento e comunicação. Um não avança sem o outro, e a história está repleta de pessoas muito competentes que foram ultrapassadas por aquelas que conseguem se vender melhor. E não estou falando sobre desonestidade, de parecer ser algo que não é, e sim se lapidar melhor para que seu brilho apareça.

Eu me vestia muito com a cor rosa, usava sandálias de laço, roupas muito coloridas, cabelos muito compridos e cacheados até a cintura, tinha uma linguagem verbal que transmitia insegurança e ansiedade, então tudo isso se somava para que eu transmitisse uma ideia de acessibilidade, jovialidade, e até inexperiência. Tudo falta de conhecimento e de embalar melhor a experiência e a capacidade que eu tinha.

Quando falamos de aparência, é importante embalar da melhor maneira que puder o seu conteúdo. Uma joia entregue em uma sacola plástica tem um valor diferente daquela entregue em uma caixinha de veludo. Penteie os cabelos, faça a barba, arrume as unhas, capriche na higiene pessoal, use maquiagem para valorizar sua beleza natural e não a esconder, e use roupas condizentes com as mensagens que quer transmitir e os ambientes que frequenta.

Sobre o seu comportamento, procure agir como gostaria que agissem com você, se comporte de uma maneira respeitosa e elegante com as outras pessoas. Nem sempre é possível, mas o esforço deve ser diário e constante.

 Sobre a comunicação, é preciso que o seu discurso esteja alinhado com o seu comportamento no dia a dia e com a sua aparência. Imagine uma pessoa vestida com roupas amassadas falando sobre os ferros de passar que ela indica? Ou alguém que fala com certeza sobre um tema que não tem conhecimento. As pessoas percebem, mesmo que leve tempo, e isso pode levar a perda de credibilidade e, consequentemente, perda de valor.  Cuide com carinho da sua imagem, porque assim você vai conseguir demonstrar melhor o seu conteúdo e o valor do que você faz.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

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