ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

A incansável disputa pela criação da batata frita

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/09/2023 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Pode parecer exagero, mas muito dinheiro já foi gasto para responder à pergunta: quem criou a batata frita? Há dezenas de anos, uma luta acirrada engolfa a Bélgica e a França por esse mérito. As batatas viajaram há 500 anos dos Andes sul-americanos para a Europa onde começaram a se tornar populares, até se tornarem em um dos alimentos mais consumidos do mundo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Batata frita em forma de peixe.

Contam os belgas que essa comida nasceu em Namur, uma região onde corre o rio Mosa. Conforme eles, em 1.680, o inverno foi tão rigoroso que congelou as águas desse rio, impedindo qualquer pescaria. Como apaixonados pela pesca que eram seus habitantes, não tardaram a criar um "substituto" para os peixes fritos amados: batatas fritas em forma de peixe. A Bélgica reclama as batatas fritas como um ícone de seu país. Há movimentos que pretendem que elas passem a estar até na bandeira do país. O único museu do mundo dedicado exclusivamente à batata frita fica na famosa Brujas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
"French fries", a batata frita é francesa.

A França não conta com uma história completa como a belga. Dizem seus pesquisadores que podem consultar qualquer documento para ver que na Primeira Guerra Mundial o mundo todo chamava as batatas fritas de "french fries", batatas fritas francesas. Também afirmam que os belgas estão errados pois as batatas só surgiram naquele país em 1.735, muito tempo depois da glorificada data de 1.680. Além disso, dizem que a banha era tão cara que ninguém pensaria em desperdiçar fritando batatas. Para os franceses, as batatas fritas surgiram no final do XVIII, em pequenos carrinhos que as vendiam na famosa Pont Neuf, a ponte mais antiga da cidade. Briga de países ricos é muito diferente.
Nos siga no Google Notícias