A proposta de Lula para aquisição de terras para indígenas
Surpreendente. Não há expressão que defina melhor a proposta de Lula para aquisição de terras para indígenas. Será que finalmente pararam com a apologia de invasões? São 157 propriedades invadidas no Mato Grosso do Sul. Existia um princípio de consenso no Mato Grosso do Sul para que o governo federal comprasse terras, mas nunca apareceu um presidente disposto à reforma agrária para índios, tal como faz com brancos e negros. Ainda que Lula tenha definido tão somente as circunvizinhança de Dourados para a nova prática, abre um precedente auspicioso.
Mais de um milhão de quilômetros quadrados para indígenas.
O Brasil tem exatamente 1.076.003 quilômetros quadrados de terras homologadas para índios. São 108.344 quilômetros quadrados de terras não homologadas nas mãos de indígenas. O Estatuto do Índio, criado pela ditadura militar em 1.973, prevê a existência de três tipos de terras indígenas: os territórios tradicionalmente ocupados, as terras indígenas e as terras dominiais. A mesma lei também prevê que a palavra final sobre o reconhecimento das terras indígenas cabe ao presidente da República.
FHC, o maior homologador de terras.
Surpreenda-se. O maior homologador de terras indígenas não foi um petista, foi FHC. Até agora, petista gostava de propiciar e apoiar invasões. O gráfico abaixo mostra quantas áreas, pertencentes à categoria de terras tradicionalmente ocupadas, foram homologadas por cada presidente.
Sarney 67
Collor 112
Itamar 16
FHC 1 114
FHC2 31
Lula 1 66
Lula 2 22
Dilma 1 11
Dilma 2 10
Temer 1
Bolsonaro 0
Lula 3 6