ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Cães gordos e olhares tristes, a evolução explica

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/04/2023 08:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Assim como tem aumentado em humanos, a obesidade também afeta nossos cães. Algo em torno de 50% dos cães domésticos apresentam-se obesos, e com consequências indesejáveis associadas à obesidade. Como nos humanos, uma das causas da obesidade canina é evolutiva. Cães e humanos passaram milhares de anos em que era necessário sobreviver com pouca comida. Esse foi um processo evolutivo que selecionou indivíduos com maior vontade de comer alimentos altamente calóricos, e maior capacidade de armazenar os excessos alimentares em forma de gordura, para uso em época de escassez.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Adaptações anatômicas.

Não é só no comportamento e inteligência que os cães evoluíram para melhor interagir conosco, como muitos pensam. Há também adaptações anatômicas. Cães possuem rostos com características mais juvenis, com olhos grandes e redondos, semelhantes a filhotes de lobo, mesmo quando adultos. Essa característica nos induz a cuidar mais deles, pois assumimos que são mais jovens e indefesos. Há estudos demonstrando que cães com rostos mais juvenis são os mais adotados.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Olhos arredondados.

Mas os cães não se limitam ao formato dos rostos em sua adaptação anatômica para nos agradar. Desenvolveram também músculos capazes de elevar as sobrancelhas lhes dando a capacidade de aumentar e arredondar ainda mais seus olhos. Esses músculos fazem algo impensável, mas fácil de observar, são capazes de lhes dar expressões faciais que se assemelham a humanos quando tristes, Lobos não tem esses músculos. O resultado dessas mudanças evolutivas nos levaram a cuidar mais deles e, é óbvio, lhes dar mais comida, ainda que não estejam com fome.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

São especialistas a ganhar comida em excesso.

Com tudo isso, fica claro o motivo de termos tantos cães obesos: sua evolução garantiu que sejam especialistas em convencer os humanos a lhes dar comida em excesso. E ainda há outro fator para a obesidade canina. Há várias centenas de anos, nós humanos descobrimos que, ao selecionar quais cães cruzar, podemos determinar as características de suas ninhadas. Com o tempo, exacerbamos as características que temos atualmente de cães que comem muito....e são obesos.

Nos siga no Google Notícias