ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Cheguei, vi e caí. A Roma de César é o mundo atual

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 23/09/2023 08:42
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Vim, vi e venci", reza a lenda que esssas foram as mais importantes palavras de Caio Júlio César após a batalha de Zela, na atual Turquia. César é um nome que marcou a humanidade. Czar, em russo, significa César. Napoleão também foi César, assim como Mussolini. São apenas alguns exemplos da importância histórica dessa figura tão complexa, controvertida e pouco compreendida. César, ainda que não fosse, vem sendo considerado o primeiro grande ditador.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ditador da plebe.

Mas não um ditadorzinho de repúblicas bananeiras, um homem que açambarcou todos os poderes pelo partido da plebe - os "Populares" - contra o partido da elite - os " Optimates". Mas aí também há problemas de entendimento. Os Optimates lutavam pela manutenção da democracia e da república. Os Populares queriam a ditadura, desde que comandada por César. Também é interessante saber que César era filho de uma família aristocrática, não era um plebeu, ainda que defendesse seus interesses. Como também era a favor da mobilidade social, combatida pelos Optimates.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O promotor que se fez importante acusando político corrupto.

O mundo inteiro vem estudando - com razão - as batalhas travadas por César, mas não está bem admirá-lo apenas por suas vitórias, ainda que sejam um legado planetário. Hitler e seus generais, por exemplo, apenas copiaram César quando derrubaram a França, Bélgica e Holanda com a famosa "blitzkrieg", a guerra relâmpago. César tinha usado a mesma tática, contra os mesmos adversários, dois mil anos antes. Mas o início da trajetória de César foi aceitar ser o acusador de Cneo Cornelio Dolabela, o corrupto governador da Macedônia. Foram essas acusações que marcaram o destino de César.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um homem sem dó e nem piedade.

César começa a se tornar um militar importante na batalha de Acqua Sextiae contra os teutões - povo de origem germânica. Mario, o comandante das tropas romanas, se tornará o preceptor de César (nessa época, o nome Cesar era tão comum como Silva). Há um momento cinematográfico e sangrento nessa vitória. César observa impassivo um guerreiro sendo preso em uma das folhas da imensa porta da cidade e seu corpo literalmente arrebenta ao fecharem-se. César entra pela primeira vez em combate e ganha uma coroa cívica e "devoto". Com a mesma frieza trucidará não só as tropas dos franceses, mas também homens, mulheres e crianças que viviam em suas fazendas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A relação de César com o rei da Bitínia.

Assim como há uma imensa gama de historiadores que idolatra César, também há seus detratores. César sem dúvida tem a cara de um "macho man", um heterossexual de "pai, mãe e carteirinha". Um homem que teve três mulheres e foi apaixonado por pelo menos duas delas. Mas há uma conversa que o deixava alucinado. "Saia da casinha" quando tinha de enfrentar a questão de seu relacionamento com o rei Nicomedes da Bitínia - uma região da atual Turquia. Muitos dizem que tiveram uma longa e "caliente" relação homossexual. Não creio que "vim, vi e venci" seja o epitáfio de César. Mais apropriado seria "Cheguei, vi e caí". Foram 23 facadas. Pelo menos 60 senadores estavam metidos no assassinato de César. Quase tudo muito atual.

Nos siga no Google Notícias