Com o que sonha teu cão? Os polvos contam carneirinhos?
Vinte minutos depois que um cão de tamanho médio dorme, sua respiração se torna superficial e irregular. Seus músculos relaxam. A frequência cardíaca diminui. Os olhos estão fechados, mas por trás de suas pálpebras as pupilas começam a mover de um lado a outro. Entram, então, na fase REM, o reino dos sonhos. Os espasmos musculares o delatam. Movem o rabo. Eventualmente, uma pata, simulando uma corrida que só ocorre na cabeça dele. Às vezes geme. É possível que comecem a latir. As ondas cerebrais são muito semelhantes às que ocorrem em nossos cérebros quando dormimos. Não há dúvida, os cães sonham. Mas sonham com o que?
Sonham com você!
A pergunta mais repetida entre os cientistas é: com o que sonham os cães? A resposta mais provável é: com você! Quando ele corre em sonhos, corre para encontrar você. Os cães revivem suas experiências cotidianas, igual aos humanos. Como podem estar muito apegados a seu humano, é muito provável que sonhem com teu rosto, teu cheiro, ou para agradá-lo e molestá-lo.
Os polvos contam carneirinhos marinhos?
A ciência vem descobrindo que tal como os cãezinhos, o polvo também é capaz de envolver-se profundamente com os humanos. A amizade dos polvos com humanos é muito similar à dos cães. Eles experimentam o mundo, tal como cães e humanos, do ponto de vista de um ego, de um "eu". Sonhar implica ser consciente de si mesmo e colocar-se no centro do universo sonhado. Ser ególatra, pensávamos que era um atributo exclusivo de humanos. Não é. Cães e polvos, experimentam afetos, sentimentos e emoções. Sonhar não é uma experiência racional, é afetiva, emocional. E sem dúvida, tal como os cães, os polvos também sonham. Mas sonham com o que? Contam carneirinhos marinhos?