ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Como Davi, o azarão, teria derrotado o gigante Golias

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/04/2023 08:42
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Esta é uma história, típica do domingo de Páscoa no período medieval, contada em todas as igrejas, que quase desapareceu nos séculos seguintes. Uma história do fraco derrotando o forte. A odisseia dos judeus. Com uma simples atiradeira, Davi derrotou o filisteu Golias e virou rei do povo de Israel.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Supersoldado.

Os filisteus e os israelitas estavam em guerra quando entrou em cena o soldado Golias. A Bíblia o descreve como um gigante de 3,30 m que usava lança, capacete, perneira e escudo. Golias desafiou os israelitas dizendo que, se algum deles o vencesse, os filisteus se renderiam e virariam seus escravos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Famoso azarão.

Davi era um mero pastorzinho, mais novo de oito irmãos. Ficou sabendo da provocação e resolveu enfrentar o gigante. Pediu autorização a Saúl, o rei dos israelitas, que o vestiu com suas roupas e um capacete. Davi, desacostumado com essas roupas de combate, dispensou a proteção. Levou apenas seus trajes andrajosos, um cajado, cinco pedras e sua funda, a única arma que sabia usar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Arma simples, mas mortal.

Fabricada com fibra vegetal e uma tira de couro para acomodar uma pedra, a funda era uma arma muito simples. Se o alvo estiver a menos de 50 metros, um golpe na cabeça pode ser fatal. Foi isso que, diz a Bíblia, aconteceu com Golias. Após o feito, Davi, já rei, uniu os reinos de Israel e Judá e fez de Jerusalém sua capital. Sabemos hoje que, o impacto de uma pedra, bem lançada por uma funda, pode equivaler ao tiro de uma arma 22. Os mais recentes estudos creditam a existência de Davi, como também de Salomão, seu filho e sucessor que teria construído um grande Templo. Já o duelo, pertence ao mundo da teologia, não tem componente histórico.
Nos siga no Google Notícias