ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Conheça as origens da chipa, do pão de queijo e da sopa paraguaia

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/09/2023 08:07
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Surpreenda-se, tudo indica que a origem do pão de queijo está bem distante de Minas Gerais. Com variações, a receita do pão de queijo e da chipa está presente em toda a América do Sul. Tanto a chipa quanto o pão de queijo são bem simples: queijo, tapioca, leite, ovos e algum tipo de gordura. Na Bolívia, com os mesmos formatos brasileiros, é chamada "cuñape". No Paraguai, Argentina e Uruguai, o formato de ferradura e o nome são iguais: chipa. Só muda o acento, que pode ser chamada de "chipá". Na Colômbia, é chamada de "pandebono", com o mesmo formato do pão de queijo. Quando no formato de chipa é chamada de "pandeyuca".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Missões jesuíticas e não Minas Gerais.

Apesar de alguma especulação - não comprovada - de que o pão de queijo tenha surgido no período colonial em Minas Gerais, a verdade é que sua origem, quase com certeza, está bem longe das alterosas. É uma invenção das missões jesuíticas que uniram tradições indígenas e europeias. A tapioca é indígena, os demais ingredientes são europeus.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A sopa do presidente.

Essa sopa que não é sopa, e sim uma torta, teve sua versão original criada pelos índios guaranis. Era, efetivamente, uma sopa, um caldo de milho ralado ou debulhado rico em temperos e sabores. A versão torta surgiu com Carlos António López, o primeiro presidente constitucional do Paraguai. A história conta que esse presidente adorava a sopa dos índios e pediu ao cozinheiro do palácio, de nome Machú, que passasse a preparar esse prato para ele. Um dia, com muita pressa, Machú pesou a mão na hora de adicionar o milho. Como o patrão estava faminto e não queria saber de esperar, o cozinheiro serviu a torta. Para sua surpresa, o presidente aprovou a nova textura e começou a chamar e oferecer o prato de "sopa paraguaia". Estava criada uma das melhores iguarias da América Latina.

Nos siga no Google Notícias