Corpus Christi é a celebração do pão da Última Ceia
Por que, todo ano, temos um feriado em alguma quinta-feira do mês de junho? Esse dia é comemorado, desde o longínquo 1.264, em alguns países majoritariamente católicos como Portugal e França. O nome da efeméride da dica do que significa: "Corpus Christi", em latim, "Corpo de Cristo". A história é mais ou menos assim: a Ultima Ceia, o jantar derradeiro de Jesus com seus discípulos antes de morrer, teria ocorrido em uma quinta-feira. Segundo a Bíblia, foi nessa ocasião que Jesus disse que o pão simboliza seu corpo ( e o vinho, seu sangue). Mas aqui, a questão é só o pão. Corpus Christi, portanto, é a comemoração do pão da Última Ceia.
Tudo começou com uma freira belga.
A decisão de comemorar o Corpus Christi, foi do papa Urbano IV, mas ele não inventou esse dia. Segundo historiadores, uma freira belga chamada Juliana de Mont Cornillon teria sido a principal responsável por inspirar o pontífice. A jovem dizia ter visões e sonhos que foram interpretados como sinais de que a igreja precisava celebrar devidamente a eucaristia - isto é, a morte e a ressurreição de Jesus.
A hóstia jorrou sangue.
Outra versão, nos conta que um sacerdote da Boêmia (que hoje inclui regiões da Alemanha, Áustria e Polônia) estava voltando para casa, após um encontro com o papa, parou em Bolsena, na Itália, para uma cerimônia da eucaristia. Durante o ritual, uma hóstia teria jorrado sangue. O episódio ficou conhecido como "Milagre de Bolsena" e, quando chegou aos ouvidos do papa, ele decidiu oficializar a celebração do Corpus Christi.