ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Cosmismo, ideia de imortalidade e viver em outros planetas

Mário Sérgio Lorenzetto | 10/08/2023 08:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Anteriormente falamos sobre uma religião que aceita ateus, algo impensável para nós ocidentais. Agora, vamos de "cosmismo". A ideia é conseguir a imortalidade de cada ser humano, e não só isso, também de ressuscitar a todos que algum dia tenham existido. Para evitar a superpopulação mundial com a imortalidade e ressurreição, a proposta é conquistar todos os planetas do cosmo, dai o nome "cosmismo".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Da Rússia para o Silicon Valley.

Esse movimento intelectual surgiu na Rússia do século XIX, a dos czares, nada a ver com comunismo. Essa corrente de pensamento desapareceu, mas suas ideias continuaram inspirando poderosos da atualidade como Elon Musk, proprietário, dentre outras da empresa aeroespacial Space X; Jeff Bezos, da Amazon, que investe tanto em foguetes como em empresas que querem prolongar a vida; e Serguei Brin e Larry Page, fundadores do Google. Outro poderoso do cosmismo é Putin.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A múmia de Lenin na Praça Vermelha.

Nikolái Fiódorov foi o fundador dessa corrente de pensamento. Como não deixou suas ideias escritas, limitou seu impacto a um pequeno círculo de amigos e colaboradores. Tinha de tudo: anarquistas, ocultistas, cientistas pioneiros da astronáutica, filósofos e escritores de romances. Mas sua grande marca era a congregação de místicos ortodoxos, em um momento de renascimento religioso. Entre eles, o comissário responsável pela mumificação de Lenin, Leonid Krasin, não queria apenas render culto à personalidade do poderoso, tinha convicção de que o dirigente soviético seria o primeiro a ressuscitar. A influência era de Alexánder Bogdanov, um dos mais antigos e fiéis amigos de Vladimir Lenin.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Olha o Bernal e a JBS aí.

A sefunda geração de cosmistas, que se autodenominou "transhumanista", era capitaneadas por J.B.S. Haldane e por J.D.Bernal. Estavam mais centrados em conseguir a vida eterna do que em enviar humanos para outros planetas. Dela, surgiu a terceira geração. É tida como um movimento típico californiano, anarcocapitalista e politicamente libertario. É a geração que vem lutando pela criogenia, congelar mortos para algum dia ressuscitarem.

Nos siga no Google Notícias