ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Das primeiras linhas de ônibus aos negócios nebulosos

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/07/2023 08:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A sede da empresa ficava na rua Calógeras em um grande terreno. Pertencia a Aníbal Mourão, fundador da primeira linha de ônibus de Campo Grande. O veículo era a célebre "Jardineira", um grande carro aberto dos lados, com bancos enfileirados. Aníbal morava atrás da sede da empresa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Dois bairros, dois itinerários.

A jardineira cumpria dois itinerários, porque dois eram nossos antigos bairros: o Amambaí e o Cascudo, como se chamava o atual Bairro São Francisco, que mudou de nome a pedido de um bispo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Cobrava escanteio e cabeceava a gol".

Mourão era um homem forte. Ele mesmo dirigia, dava manutenção ao ônibus, cobrava as passagens e consertava o carro. Vivia sujo de óleo. Foi um desbravador valente, trafegando sobre buracos e a lama deslizante das nossas ruas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Lama? Do passado ao futuro.

A lama das ruas, com o passar dos anos, foi se incrustando nas empresas de ônibus que sucederam o pequeno negócio de Mourão. Ônibus sempre velhos, cheios de lama. Ônibus com ar-condicionado? São muitos nas promessas de políticos e empresários. As agruras e sacrifício de Mourão viraram o paraíso de poucos empresários. Negócios obscuros. Tão estranhos que um ex-vereador é o lobista dos empresários.

Nos siga no Google Notícias