ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

E surgem os maçons, os construtores das catedrais

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/09/2023 08:05
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Durante séculos, na Idade Media, os edifícios foram construídos com materiais efêmeros, como o barro ou a madeira. Eram construções de pouca altura, escuras e pouco resistentes. Estava distante o tempo do Império Romano,  com seus engenheiros e especialistas, capazes de levantar esplêndidos edifícios em pedra. Somente no século XI voltariam a estudar as construções romanas e criar uma arquitetura que voltava a basear-se na pedra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A idade de ouro das catedrais e os maçons.

O século XI inauguraria a idade de ouro das catedrais, máximo esplendor da cultura medieval. E também daqueles que construíram esses edifícios, os arquitetos e os pedreiros, chamados em francês de "maçons". A construção desses edifícios de pedra exigia um alto grau de especialização técnica e divisão do trabalho. À frente das obras se achava um personagem chave: o mestre de obras. Era um ofício muito seleto (dai o termo usado pela maçonaria de "seleta"). Havia a necessidade de superar vários exames para ascender a esse cargo. Um modelo que a maçonaria ainda conserva.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os trabalhos do maçon.

Como um autêntico e moderno empresário, um maçon contratava os operários que intervinham na obra. Também tinha um caráter moderno as condições para a contratação de um maçon: atendiam aos comandos da oferta e procura. O acordo com os padres e bispos determinavam um prazo para o término das obras e advertia que, se passassem do tempo combinado, poderiam mudar o maçon e sua equipe. Eram contratos que estavam muito à frente de sua época. O período medieval está demarcado pela servidão e pelo coletivismo. Os maçons eram exceção, assinavam contratos como os atuais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma equipe de um maçon.

Um maçon deveria ter conhecimentos muito variados. As equipes eram montadas com carpinteiros, escultores, ferreiros, engenheiros e vidreiros. Esses últimos detinham os conhecimentos mais avançados e, por isso, recebiam muito mais que os demais. Estavam no ápice da pirâmide social organizada pelo maçon. Eram os maçons, todavia, que sabiam usar instrumentos de precisão como esquadros, triângulos, sextantes, plomos e cordas com nós.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Deus, o arquiteto.

Era comum compararem os trabalhos dos maçons na terra com os de Deus no céu. Deus era o sumo arquiteto, o construtor do universo e de sua forma, o maçon era seu homólogo mortal. Não em vão, uma catedral se considerava a representação da obra de Deus na terra. Um maçon era uma espécie de mago, um alquimista capaz de empregar materiais cotidianos e simples - como a pedra - para construir à partir deles, uma obra celestial e extraordinária.

Nos siga no Google Notícias