ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

Estes são os animais mais longevos do planeta

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/07/2023 07:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos humanos vivemos entre 70 e 80 anos em média. Ainda não sabemos onde está o limite biológico da vida humana e até que ponto a ciência conseguirá estendê-lo. Entre nossos parentes, chimpanzés e gorilas raramente atingem 60 anos. De fato, somos os mamíferos terrestres mais longevos. Todavia, há animais com aparência e fama muito humildes, que nos ultrapassam com gigantesca diferença. Qual é o segredo e o que podemos aprende com ele?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Esponja Antártica: 15.000 anos.

O recorde absoluto de longevidade no mundo animal pertencerá, algum dia, a um tipo de esponja. Existe uma espécie de esponja da Antártida que tem dois metros de altura que provavelmente tem 15.000 anos. Também há outra espécie de esponja, na China, que possivelmente tem 11.000 anos. Todavia, ninguém ainda conseguiu mensurar, com certeza, qual é a idade idade correta dessas esponjas. O que se sabe é que elas trocam uma vida extremamente simples pela longevidade. Mantém sempre um grande arsenal de células-tronco, capazes de regenerar e, maior sonhos dos humanos, rejuvenescer seus escassos tipos celulares distintos, o que equivale quase à imortalidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade




Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Marisco da Islândia : 507 anos.

O molusco mais velho do mundo não é uma lula, é um marisco. No momento, a ciência pode garantir que o marisco da Islândia detém a primazia de ser o animal mais velho do planeta. Encontrada em 2006, no país que a denomina, os anéis de sua concha permitem afirmar sem nenhuma margem de erro que tem 507 anos. Foi batizada pela imprensa com o nome de "Ming", em honra à dinastia que existiu há 500 anos na China. Entre seus segredos está uma baixa produção de radicais oxidantes e de proteínas mal formadas, em conjunto com um metabolismo lentíssimo em águas congelantes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tubarão da Groenlândia: 400 anos.

Já o vertebrado mais longevo conhecido é o Tubarão da Groenlândia de cinco metros que foi encontrado em 2016. Tal qual o molusco islandês, ele também tem baixa produção de radicais oxidantes e de proteínas mal formadas, assim como vive em águas geladas, mas se distingue por uma enorme capacidade de reparação  de seu DNA.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Baleia da Groenlândia: 207 anos.

Tudo indica que os animais de água congelante levam uma grande vantagem sobre os demais quando se trata de longevidade. O quarto lugar nesse pódio pertence à baleia da Groenlândia. Lento metabolismo em águas frias, lhe dá o maior peso na medida da longevidade. Também parece que é altamente resistente às enfermidades típicas da velhice como o câncer e o Alzheimer. Temperatura baixíssima, metabolismo baixo, poucos radicais oxidantes....talvez sejam pistas para aumentar os anos de vida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Nos siga no Google Notícias