ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Exercício e sol contra a osteoporose, a doença pós-menopausa

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/05/2023 06:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Neste momento há, pelo menos, 200 milhões de mulheres com osteoporose. A imensa maioria não sabe que tem essa doença. "Não me dei conta de que a osteoporose podia ser um problema até que quebrei o braço por cair repentinamente". "Estava normal, de repente me vi caída no chão " reconheceu Lili, que havia visto muitas amigas com histórias semelhantes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Grande risco de fraturas.

A osteoporose é uma enfermidade sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e uma deterioração da microarquitetura do tecido ósseo. Não entendeu esse palavrório? Bem simples, você está perdendo osso a cada dia que passa. Leva a uma maior debilidade e a um aumento acentuado do risco de fraturas. Estamos diante de uma enfermidade silenciosa, na maioria das vezes não causa dor alguma. Na melhor hipótese, você sentirá algum mal estar na pernas ou na bacia. Não espere cair e quebrar algum osso. Vá a um médico para fazer o exame denominado "prova de densidade mineral óssea (BMD, sigla em inglês), pode lhe oferecer uma imagem instantânea da saúde de teus ossos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Exercícios de impacto e sol.

Não há prevenção melhor que expor tuas pernas ao sol por dez minutos por volta das 12:00h, no pico máximo dos raios solares. Bem poucas mulheres conseguem praticar, por tempo indeterminado, esse facílimo costume. A alternativa para prevenção são alguns exercícios de impacto. Mas, muita atenção, nem todas as mulheres podem realizá-los sob o risco de fraturas óssea. Não há duas pessoas iguais e nem exercícios que podem ser "receitados" para todas. Há necessidade de passar pela consulta médica antes de começar. Via de regra, você começará a praticar exercícios com barra e halteres.

Nos siga no Google Notícias