ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Fígado velho, intestino novo. O corpo em ritmos diferentes

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/05/2023 06:25
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O envelhecimento é um processo fisiológico natural irreversível cujas causas ainda são misteriosas. As mudanças que se produzem em cada órgão ou nos distintos indivíduos não são iguais. Duas recentes e gigantescas pesquisas mostram estas circunstâncias importantes para estabelecer estratégias de intervenção. Os trabalhos, um dinamarquês e outro da associação de escoceses com espanhóis demonstram algo que era esperado: o envelhecimento começa muito antes nas mulheres, mas evoluem mais lentamente que nos homens.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mulher envelhece aos 19 anos, homens aos 40.

As mulheres apresentam os primeiros sinais de envelhecimento aos 19 anos, mas o processo é mais gradual. Para os homens, o processo de envelhecimento começa muito mais tarde - por volta dos 40 anos, mas é enormemente acelerado à partir dessa idade. Para chegar a essas conclusões, a pesquisa da Dinamarca analisou 33 milhões de biópsias de pessoas de todas as idades. E levou muito tempo: entre 1970 e 2018.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fígado, intestino e coração com diferentes idades.

Você é um Frankenstein etário. Cada pedaço de teu corpo tem uma idade biológica diferente do outro. Somos algo como uma colcha de variados retalhos cronológicos. É importante saber que teu fígado é muito mais velho que teu intestino. Já teu coração se mantém muito estável desde o início da vida. As pesquisas foram centradas no encurtamento dos telômeros, pedaços de DNA, que são os melhores marcadores de envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossos telômeros vão encurtando a cada dia. Assim, os telômeros do nosso fígado vão encurtando muito mais que os telômeros do nosso intestino. Já os telômeros do coração se mantém do mesmo tamanho por longo tempo.

Nos siga no Google Notícias