ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

General Golbery, criador do PT, determinou a fundação do MS

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 11/10/2023 08:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Quem estuda a história militar brasileira percebe que até a década de cinquenta, do século passado, o estudante nota dez das escolas militares foi Luís Carlos Prestes. Tido como um estudante genial, Prestes foi sucedido por outro gaúcho: Golbery do Couto e Silva. O fruto dessa capacidade acadêmica, levou Golbery a aperfeiçoar seus estudos nos EUA. E foi de lá que retornou com o ideário de que o Brasil necessitava de desenvolvimento e segurança. Segurança vista sob o enfoque da guerra fria, do combate aos comunistas. Golbery se tornará o ideólogo maior do regime militar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A criação do PT.

Golbery nunca concordou com os métodos de ação da denominada "linha dura", liderada pelo general Sylvio Frota. Foi por ela odiado, enfrentando diversos panfletos que o tachavam de "entreguista". Em 1.966, Golbery escreveu uma obra intitulada "Geopolítica do Brasil", de grande destaque. Em 1.974, durante o governo Geisel, tornou-se chefe da Casa Civil da Presidência da República, cargo que manteve com a posse de João Figueiredo. Durante o governo de Figueiredo, Golbery percebeu que o bipartidarismo já estava artificial e engessado. Temia, todavia, a liderança à esquerda de Leonel Brizola, que retornara do êxilio. Então era necessário dividir a esquerda. Para impossibilitar o avanço de Brizola, Golbery fez ressurgir o velho PTB, entregando-o pessoalmente a Ivete Vargas, a filha de Getúlio. O segundo movimento foi criar um partido autointitulado de esquerda, mas que não levasse temor ao governo militar. Fez nascer o PT. Golbery entendia que Lula impediria Brizola de chegar ao poder, pois detinha hegemonia na "ala esquerdista da Igreja" e era um autêntico líder sindical.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Mato Grosso do Sul nasce das mãos de Golbery.

A bandeira da criação do Mato Grosso do Sul não foi empalmada por nenhum partido político. Pelo contrário, os políticos escondiam-se desse tema, ficavam em cima do muro. Quando, em 1.975, Golbery assumiu de fato o poder, junto com Geisel, lançou mão de uma velha tese da Escola Superior de Guerra, que dirigira por muito tempo, sobre redivisão territorial. Foi então que promoveu, primeiro, a fusão do antigo Estado da Guanabara ao Rio de Janeiro e, depois, a divisão de Mato Grosso, criando o Mato Grosso do Sul. A criação de nosso Estado está circunscrita ao pensamento de Golbery sobre desenvolvimento e segurança. Havia necessidade de mudar os rumos desta região, desenvolvê-la. Também se fazia necessário, segundo Golbery, evitar ataques de guerrilheiros, como Che Guevara, a esta região.
Nos siga no Google Notícias