ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Longe de pessoas tóxicas... dicas da mulher mais velha do mundo

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/08/2023 07:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

María Branyas Morera, atualmente a mulher mais velha do mundo, diz que é "velha, muito velha, mas não idiota". Aos 116 anos, assumiu o posto após o falecimento da freira Lucile Randon, que contou 118 aniversários. Sua longevidade lhe rendeu o apelido de "super vovó catalã ". Essa superidosa viu o passar dos anos com muitos desafios. Ainda criança, sofreu um acidente que lhe custou a audição de um de seus ouvidos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Guerras e pestes.

María presenciou dois grandes conflitos. Em 1.9015, vivia em Barcelona quando a Primeira Guerra Mundial chegou na cidade. Poucos anos depois, em 1.936, durante a Guerra Civil Espanhola, teve de enfrentar uma época de "memórias muito ruins". A super vovó também passou por eventos que marcaram a história da humanidade, como a Gripe Espanhola (em verdade gripe norte-americana). Mais recentemente, foi a vez da Covid-19. Maria contraiu a doença logo após seu aniversário de 113 anos. Mas quem é super passa pelos infortúnios, ficou curada em poucos dias. Na época, lamentou o tratamento que os idosos recebiam. Afirmou que os "idosos são os esquecidos de nossa sociedade".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os conselhos da super vovó.

Nem toda sua vida, no entanto, foi marcada por provações. Maria teve três filhos, onze netos e treze bisnetos que lhe enchem de felicidade. Entre as sugestões que oferece em suas redes sociais para ter uma boa vida estão: positividade, estabilidade emocional, tranquilidade, contato com a natureza, poucos arrependimentos ou preocupações, boas relações com familiares e amigos e, especialmente, manter distância de pessoas tóxicas.

Nos siga no Google Notícias