Longevidade: 20 mil dias extras graças a ciência
Poucas medidas do progresso humano são mais surpreendentes do que a expectativa de vida. Em pouco tempo, as descobertas médicas, as instituições de saúde e o método científico nos legaram algo com 20 mil dias extras de vida em média. Considerados numa perspectiva de longo prazo, esses 20 mil dias extras deveriam estar cotidianamente nas manchetes de todos os jornais. Mas, claro, é raro que esses anos de vida a mais apareçam na primeira página.
Um escudo invisível nos protege.
Em certo sentido, os seres humanos vêm sendo cada vez mais protegidos por um escudo invisível que foi construído, peça a peça, ao longo dos últimos anos, mantendo-nos cada vez mais seguros e com menos risco de morte. A duplicação da expectativa de vida é realmente uma das maiores conquistas da história da nossa espécie. Mas do que é feito esse escudo?
Definir as categorias de mudanças.
O relato cronológico fornece uma linha de tempo muito clara: raios X, antibióticos, vacinas.... Todavia, o melhor critério para compreender esse escudo é definir as categorias de mudanças mais significativas que melhor explicam a duplicação da expectativa de vida. Sem duvida, o Santo Graal dos dois últimos anos foram as vacinas contra a covid, mas há muito mais. Creio que a melhor organização é por milhões, centenas de milhões e bilhões de vidas salvas por inovações que nos salvam a vida.
MILHÕES:
Anestesia
Angioplastia
Insulina
Hemodiálise
Marca-passo
Radiologia
Medicamentos contra a malária
Coquetel para a AIDS
Refrigeração
Cinto de segurança nos automóveis
CENTENAS DE MILHÕES:
Antibióticos
Agulhas bifurcadas
Transfusões de sangue
Cloração da água
Pasteurização
BILHÕES:
Vacinas
Vasos sanitários e esgotos
Fertilizantes artificiais para o campo