ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/02/2016 09:43
Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil

O caso do menininho torturado por seus familiares despertou o ódio de nossa população. Não é para menos. Difícil acreditar que o mais santo dos homens de nossa cidade não tenha os ânimos exaltados e uma vontade imensa de fazer justiça com as próprias mãos. Apesar de justiçamentos pelas próprias mãos configurarem crimes de homicídio ou lesão corporal, o comportamento de amplos setores da população, de parte da polícia e até mesmo da mídia, revela por vezes um clima de aceitação da violência quando cometida contra um criminoso. Especialmente quando se trata de crueldade contra crianças.

Quem lincha sabe que tem respaldo social para isso no Brasil. Quem está ali linchando sabe que não haverá depoimentos de testemunhas, nem investigações ou punições. O Brasil lincha, em média, uma pessoa por dia. Tornou-se rotina na imensa escalada de violência em que vivemos há décadas, sem qualquer resposta efetiva dos governos.

No caso do garotinho torturado em nome de uma seita ou algo similar, pinça novamente os estômagos, a raiva aflora e a incompreensão de tamanha brutalidade invade o mais insensível dos humanos. Como puderam torturar o garotinho? Eles são humanos ou monstros? Ainda que escolha a alternativa do caráter monstruoso dos parentes torturadores, não podemos nos igualar a eles. Nós também temos de optar por qual sociedade desejamos: uma que segue as regras do que está estabelecido e outra que não as segue, porque não concorda com elas. No caso do garotinho torturado, em verdade, muitos não desejam a pena de morte ou prisão perpétua. Desejam o linchamento em praça pública.

Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil
Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil

O número de míopes está aumentando no mundo. Na China, cerca de 90% dos jovens de 17 a 19 anos são míopes. Não há um estudo concreto no Brasil, mas as taxas de jovens míopes brasileiros também estariam crescendo pelo mesmo motivo dos chineses - falta de exposição à luz solar.
Antigamente a reputação da miopia estava relacionada a crianças e jovens que liam em excesso. Agora, acredita-se que a miopia se deva a um modo de vida não só ligado a muito estudo, mas também pelo jovem ficar pouco tempo exposto ao ar livre. O uso de óculos alivia, mas a exposição à luz solar parece ser a maneira de evitar o problema.

Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil
Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil

Twitter despenca. Um clube de meninos que se embriagou.

O valor do Twitter vem despencando. Quando abriu seu capital na Bolsa de Valores, em 2013, a empresa tinha um valor de mercado de US$24,5 bilhões. Atualmente, essa cifra caiu para US$ 9,7 bilhões. As causas de tamanha queda seriam de seus recursos confusos para muitos usuários e a má administração. Nos Estados Unidos, seus criadores, estão sendo chamados de: "clube de meninos que se embriagou com o sucesso".

Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil
Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil

O marketing de guerrilha nos shoppings e supermercados.

Toca uma música e, de repente, os seguranças e os caixas começam a dançar. Na verdade, são atores, músicos e bailarinos contratados. No fim de semana seguinte tem mais gente, porque as pessoas querem experimentar ou repetir as novas experiências, e compartilhá-la com parentes e amigos. Gravam a cena, postam nas redes sociais e viralizam o vídeo. Esse é um novo valor agregado que shoppings, supermercados e até restaurantes, pelo mundo afora, estão oferecendo. Já não basta disputar preços, algum concorrente sempre oferecerá um produto mais barato. O "music marketing" e o "dance marketing" são as melhores inovações de marketing dos últimos anos.

Magia negra e garoto torturado. Quem lincha sabe que tem respaldo no Brasil
Nos siga no Google Notícias