ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Mais de mil pessoas vivendo nas ruas na Capital. Quem resolverá?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 22/09/2023 07:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não sabemos quantas pessoas vivem em situação de rua na capital. O governo federal afirma que há 1.300 pessoas vivendo nessas condições em todo o Mato Grosso do Sul. O número choca com as 1.800 pessoas que C.Grande diz ter. Só há uma certeza: são mais de mil pessoas habitando nas ruas de Campo Grande. A impressão, os olhos que chocam, que se condoem, diz que vem aumentando. Existe alguém disposto a enfrentar esse grave problema? Existem modelos a serem copiados.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Há trinta anos, quem andava nas ruas de Londres, percebia uma enorme quantidade de pessoas vivendo em suas ruas. Seus governantes resolveram estudar o problema. Viram que a principal solução era razoavelmente óbvia: faltava moradia para a maioria deles. Nascia o programa "Housing First", "Moradia Primeiro". Raramente vemos moradores de rua em Londres. Passadas décadas, Curitiba e Porto Alegre copiaram o modelo londrino. A primeira, fruto de um acordo entre a prefeitura e Arquidiocese, vem dando bons resultados. A de Porto Alegre vem enfrentando algumas dificuldades. Recentemente, São Paulo iniciou programa similar, denominado "Reencontro", vem tendo boa aceitação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O modelo Vila Reencontro de micro-apartamentos.

São apenas 18 metros quadrados. Tem uma cama, um beliche, ventilador no teto, móveis diversos, banheiro e cozinha. No centro, há um parquinho infantil e uma horta comunitária. É tudo muito simples, mas bem funcional. Podem viver pessoas que estão em situação de rua há menos de dois anos - tempo em que as autoridades consideram que a situação ainda não se tornou crônica. Os micro-apartamentos estão à disposição por 18 meses. No primeiro conjunto, inaugurado em fevereiro, vivem 108 pessoas. A prioridade é para famílias que têm filhos menores de idade. Já há um segundo em funcionamento, e outros dois em construção.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ter endereço, uma facilidade para encontrar emprego.

Cada micro-apartamento tem seu próprio número. Parece besteira, mas é fundamental. Facilita muito na busca de emprego, permite receber correspondência e pedidos. Essa é uma chaga das grandes cidades. Normalmente não há discussão séria e sem demagogia sobre o problema. Simples de resolver, impossível ter vontade. Despesas pequenas, quantas pessoas poderiam estar fora das ruas de C.Grande?

Nos siga no Google Notícias