Muito antes de Noé a arca era redonda
De livrinhos infantis a superproduções com Russell Crowe, tudo mundo já se acostumou com a imagem da arca de Noé como uma espécie de transatlântico de baixa tecnologia. Com seu casco bojudo e aquela casinha lá no alto. Mas o mais provável é que a arca original tenha sido redonda. Praticamente uma bolacha recheada gigante. É o que revelam as descobertas de novas tabuinhas de argila da Mesopotâmia. Muito antes de Noé, mil anos antes dele, na região que hoje compreende a Turquia, Irã e Iraque - conhecida como Mesopotâmia - o homem criou um barcão que navegou em uma inundação, em um dilúvio, transportando casais de animais.
Enquanto corria a barca....
O texto mesopotâmico fala também em lares de animais, mas ao contrário do Velho Testamento, não fala que transportava todas as espécies do mundo. Os estudiosos acreditam que esse formato arredondado de barco não era desconhecido na Mesopotâmia, ainda que pudesse tornar a navegação quase impossível. E capricharam no betume. Betume é um derivado do petróleo, riqueza sempre abundante na Mesopotâmia. Servia para impermeabilizar a arca.
A história da arca mesopotâmica.
O deus Enki instrui o humano Atrahasis a construir uma arca, dando a entender que ela deveria ser redonda. As medidas exatas, segundo o texto, seriam 67,7 metros de diâmetro por 6 metros de altura. A matéria prima: madeira e cordas feitas de fibras de palmeiras, recobertas com betume. Todo mundo caiu de pau nessa questão da arca ser redonda. Esse treco não navegaria na Mesopotâmia nem na Conchichina. De fato, mas ela só precisaria flutuar nas águas revoltas do dilúvio.
A subida na arca é igual. A descida é diferente. Arco-íris chegou!
Os animais subindo a rampa da arca de dois em dois, a entrada da família na embarcação....o texto mesopotâmico é idêntico ao do Velho Testamento. "Só" tem mil anos de diferença. Mas a descida da arca é totalmente diferente. Na história mesopotâmica os deuses ficaram com medo da chuvona que causaram. Também ficaram com fome porque não haviam humanos e animais para ser sacrificados para eles. Por isso, ficam aliviados e inventam o arco-íris como sinal de que não mais destruiriam o mundo com água.