ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Nova história: a revolução industrial foi um século antes

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 06/04/2024 09:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Todos os livros de história datam o início da revolução industrial na segunda metade do século dezoito, na Inglaterra e no País de Gales. Como marco dessa mudança radical, colocam no altar a máquina a vapor criada por James Watt entre 1.763 e 1.775. Mas os historiadores de Cambridge acabam de lançar provas contundentes de que não foi bem assim. Durante duas décadas acumularam milhões de registros, de documentos, sobre o trabalho dos ingleses séculos antes de 1.763. E descobriram que os livros de história terão de ser reescritos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

160 milhões de documentos.

Antes da revolução da máquina de Watt, os ingleses tinham abandonado os campos e foram ãs cidades trabalhar em pequenas fábricas. Uma massa gigantesca de documentos pode ser estudada no site "Economie Past". Há mapas e estatísticas nutridos por 160 milhões de documentos datados desde o século XIV ate 1.911. Há arquivos paroquiais, censos, arquivos testamentários, registros de mortes... de vários milhões de pessoas, contando suas histórias, inclusive onde e no que trabalhavam.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Saíram dos campos para as fábricas.

Esses documentos mostram que já no século XVII a força laboral nos campos experimentou uma forte queda, de 64% para 42%. Ao mesmo tempo, também descortinam que houve um aumento abrupto de pessoas que fabricavam bens. Uma enorme massa humana passou a trabalhar como ferreiros, sapateiros, artesãos.... mas principalmente constituíram uma imensa rede de tecelões, produzindo tecidos para vender no atacado. No resto da Europa, incluindo os poderosos territórios italianos, alemães e franceses a vida laboral continuava nos campos. Esses documentos mostram também algo inimaginável. Durante a chamada revolução industrial, existiu uma forte queda na industrialização de algumas regiões da Inglaterra. Os livros de história não serão os mesmos depois de Economie Past. Mudou tudo e mostrou que a história não é linear. Mas há uma pergunta que não está respondida: por que essa mudança radical ocorreu na Inglaterra?

Nos siga no Google Notícias