ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Novo IVA tornará a cerveja cara? A cerva que criou as cidades

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/08/2023 08:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A cerveja está na alça de mira do Ministério da Fazenda. Em sua luta alucinante para encontrar dinheiro para os maltratados cofres públicos federais, a breja consta como item número um para sofrer um vultuoso aumento nos impostos. Há vários argumentos para combater esse dano muito provável. Mas há um muito importante: a cerveja provavelmente criou as cidades. Visto pelo inverso, de maneira apocalíptica: sem cerveja, as cidades desaparecerão .


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Jericó vista pelos arqueólogos.

Uma arqueóloga de Cambridge, trabalhando na Palestina, descobriu uma antiga cultura que denominou de "Natufiana". Os natufianos construíram as primeiras aldeias e fundaram Jericó, uma das primeiras cidades do mundo. Na tradição judaico-cristã, Jericó, chamada de cidade das palmeiras, é conhecida como o lugar de retorno dos judeus quando saíram da escravidão no Egito. Para a arqueologia, Jericó, perto do rio Jordão, era constituída por um povo bem assentado, sedentário; e surpreendentemente não praticavam a agricultura. Essa descoberta foi inesperada. Mas outras escavações no Oriente Médio mostraram que não era incomum que as pessoas se fixassem em comunidades muito antes de começarem a praticar a agricultura. Talvez 8 mil anos de diferença.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O que uniu o povo para criar uma cidade?

Se as pessoas não se fixavam a fim de praticar a agricultura, por que então, embarcaram nesse modo de vida inteiramente novo? A verdade é que ninguém sabe explicar. Há muitas teorias, mas três estão à frente das demais em aceitação. A primeira é bem moderna: alterações climáticas levaram um monte de gente a se unir para construir casas. A segunda é fúnebre: tinham o desejo de ficar perto de seus mortos. Defendo a terceira vertente. Diz ela que o fator dominante que levou os povos do Oriente Médio a se unirem foi o desejo de fabricar e beber cerveja. A cerva até hoje une as pessoas a longo prazo. Ninguém se une por muito tempo para chorar ou para fujir de uma tempestade, a não ser que more na arca do Noé. A cerveja, não tenho dúvida, criou as cidades. Nenhum governo tem o direito de nos proibir de beber cerveja.

Nos siga no Google Notícias