O Brasil tem as maiores Forças Armadas da América Latina
Desde 2.006, a plataforma "Global Firepower" analisa as informações públicas das Forças Armadas de 134 países com base na capacidade que cada um tem para fazer guerra por terra, mar e ar. Para chegar aos resultados anuais estudam indicadores relacionados com o número de soldados, equipamentos, recursos financeiros e recursos naturais a sua disposição. Inesperada, a informação que o Global Firepower trás é de que o maior crescimento não ocorreu na Rússia e nem na Ucrânia, e sim no México.
Os 12 maiores do mundo.
O ranking construído por essa plataforma faz um mil de indicadores para chegar a um "Índice de Poder de Fogo". As Forças Armadas ideais - inexistentes, é claro - teriam um índice de 0,0000. De acordo com essa análise de forças, os Estados Unidos estão em primeiro lugar com índice de 0,0712. Muito próximos dos EUA, estão a Rússia, com 0,0714 e a China com 0,0722. O Brasil ocupa a posição 12, com índice de 0,2151.
Os três maiores da América Latina.
Ainda que o México tenha o maior crescimento de suas Forças Armadas nos últimos cinco anos, o Brasil e a Argentina continuam no topo do ranking construído pelo Global Firepower. A Argentina está com índice de 0,4243. O México tem 0,4687. Isso equivale a dizer que ambos não tem nem a metade do poder de fogo do Brasil.