O chifre do veado, a cauda do pavão, a barba e os gordinhos
Charles Darwin tinha aversão a pavões. Logo após a publicação de sua teoria, a cauda do pavão não se encaixava a seu pensamento. Era algo próximo a uma negação. Mas logo depois, Darwin publicou duas novas ideias que mudaram o pensamento humano. O inglês primeiro explicou como funcionava a cauda do pavão. Disse que em determinados ambientes, a beleza funcionava como uma atração sexual. Ainda que as penas de tamanho exagerado o tornassem lento e, portanto, mais fácil de ser caçado, a beleza atraia as pavoas, possibilitando a dispersão de seus genes. A sociedade extremamente machista da época, repudiou com veemência essa ideia.
Chifres aplaudidos.
Mas Darwin logo explicou os chifres do veado, algo que também o perturbava. Disse que os machos podem ter "armamentos corporais" que facilitem não só sua defesa, mas também servem para atração das fêmeas. As galhadas dos veados se por um lado, atrapalham sua natação quando entram na água, além de reduzir sua velocidade na terra, funcionam como defesas efetivas. A sociedade logo aprovou essa tese. É difícil engolir, mas ser chifrudo é uma vantagem evolutiva.
O airbag no rosto.
De acordo com essa teoria, os sucessores de Darwin emitiram uma tese ainda hoje não muito aceita. A indagação que fizeram é sobre a barba. Por que homens têm barba? A explicação pós-Darwin é de que a barba funcionária como um airbag para aguentar murros no rosto.
Gordinhos s musculosos.
Estudos evolutivos muito recentes mostram a existência de "duas sociedades" em qualquer país: a dos rechonchudos e a dos musculosos. A origem dessa tese está na seleção sexual de Darwin. As pesquisas envolvendo milhares de pessoas em diferentes países, mostram que nas maiores cidades os homens musculosos, "bombados", atraem mais as mulheres que os gordinhos. Todavia, nas pequenas cidades e povoados ocorre o inverso, os gordinhos levam vantagem na seleção sexual, na atração que exercem sobre as mulheres. Não adianta procurar nessa pesquisa a resposta sobre as cidades de porte médio, como Campo Grande, ela nada diz.