O grande poder do olfato humano e o aumento de vendas
Quando nossos primitivos antepassados se elevaram sobre suas patas e deixaram de ser quadrúpedes, a visão e a audição se impuseram sobre o olfato e o gosto, sentidos relacionados com a fome. A visão e a audição estão relacionados com as ocorrências em nossas proximidades, com a continuidade da vida. Mas, distantes de perecer, o olfato e o gosto continuam fazendo parte essencial de nossa natureza, só não lhes damos muita importância. Um erro crasso.
Odores subliminares, sentimos sem perceber.
Um pai ou uma mãe podem distinguir o odor de seu bebê daquele que tem outra criança. Nunca erram. Uma mulher pode escolher seu namorado apenas cheirando camisetas usadas depois de exercícios. Mas só vale para elas, homens não têm a mesma capacidade. Existe o odor da fome, causado por um hormônio denominado "grelina". Sentimos mais cheiros de comidas quando estamos com fome. Não é verdade que as grávidas tenham odor mais aguçado que as não grávidas. Mas no mundo dos odores ocorrem fatos estranhos. O mais interessante são os odores subliminares, aqueles que sentimos sem perceber. E eles valem dinheiro, aumentam as vendas.
Cheiro de laranja no consultório de dentistas.
Onde melhor constataram a influência social dos odores é no comércio. Está cientificamente comprovado que borrifar cheiros agradáveis em uma loja não só incrementa positivamente as vendas, como também favorece a memória dos consumidores sobre o local. Comprovaram também que um restaurante vende mais que outro única e exclusivamente por causa de seus odores. Pesquisas foram feitas em casinos. Todas indicaram que o odor é essencial para aumentar os gastos de seus frequentadores. A indicação é buscar por odores que remetam à infância. Basta uma baixa concentração desses perfumes. Mas a mais interessante de todas as pesquisas é a de consultórios de dentistas, o aroma de laranja é fundamental que melhorar os ânimos dos pacientes.