O que é plasma frio usado no tratamento de tumores?
O plasma frio é um gás excitado. A primeira curiosidade é que se trata do quarto estado da matéria. Quando no colégio nos ensinavam os estados da matéria, até há poucos anos diziam que só existiam três: sólido, líquido e gasoso. Mas a realidade é que há um quarto estado: o de plasma. Um gás que contém uma enorme quantidade de energia, extremamente ionizado. E que começa a ser usado na medicina. Antes, só eram usados nas telas de teus televisores. Também devemos saber que o sol é um plasma excessivamente quente.
No Brasil, usado na produção de alimentos.
O Brasil, como sempre, está atrasado na utilização do plasma frio na medicina. Vem sendo aplicado na produção de alta qualidade da indústria alimentar. Há maçãs, feijão e mangas produzidas com o auxílio desse gás. É claro, que provavelmente nunca as vimos pois vão para a exportação. Durante a pandemia algumas empresas brasileiras tentaram colocar o plasma frio a serviço da esterilização de materiais e de ambientes, ao que tudo indica, infelizmente não tiveram continuidade.
Feridas difíceis e tumores.
Já viram uma ferida na perna de um diabético curar? É um processo longo e não é raro que se frustre. A ferida permanece por longo tempo. Há pesquisas nos EUA que estão encontrando ótimos resultados para tratar de feridas difíceis com plasma frio. Na Alemanha, as pesquisas são para tratamento de tumores. Com um pequeno aparelho, que lembra uma caneta, estão conseguindo matar as células tumorais sem afetar as que vivem em seu entorno, o maior sonho da oncologia. Esses tumores, tratados pelos alemães, estão na cabeça e no pescoço.