Odeia saladas? Continue comendo-as e se adaptará
A maioria de nós - 81% - sabe que comer mais vegetais é uma forma simples de melhorar a saúde. Se essa ideia te deixa infeliz, não se chateie, com um pouco de esforço e paciência, você pode se tornar amigo de salada.
Por que não gosto de salada?
É uma infeliz peculiaridade da evolução que os vegetais sejam tão bons para nós, mas nem todos sejam saborosos. Evoluímos para apreciar o sabor doce ou o salgado que estão nos alimentos mais energéticos, a questão é que a fome é um risco mais imediato que a saúde a longo prazo. Os vegetais não são particularmente ricos em energia - essencial para saciar a fome - mas são repletos de fibras, vitaminas, minerais e compostos denominados bioativos. São esses bioativos os maiores responsáveis pelo sabor amargo. Mas eles são os grandes protetores das plantas contra predadores e estresse climático.
Uma questão genética.
Gostar de vegetais é uma determinação genética. Nós temos pelo menos 25 receptores diferentes que detectam o amargor. E cada um de nós tem suas próprias combinações genéticas. São os genes que fazem com que algumas pessoas sintam o amargor dos vegetais com excesso de intensidade, mas também são eles que fazem com que outras nem percebam esse amargor. Mas, com um pouco de paciência, e de insistência, nossos genes podem "aprender" a adaptar aos vegetais a longo prazo. Nosso cérebro é capaz de aprender a reduzir o potencial ruim do amargor. Há algo espetacular: à medida que mudamos o que comemos as enzimas e outras proteínas de nossa saliva também mudam.