ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Os tarados por petróleo sabotaram o carro elétrico

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 10/11/2023 08:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os carros elétricos finalmente estão chegando no Brasil. Inteligentes, silenciosos e, principalmente, ecologicamente corretos, representam o supra-sumo da energia limpa que promete livrar o planeta do consumo de petróleo. O segredo desses carros milagrosos, dizem as montadoras, são anos e anos de pesquisa em novas tecnologias. Nada mais falso, o carro elétrico é de 1.830, tem quase dois século de vida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No início do século passado estava bombando.

Na virada do século vinte, quase todos os táxis de N.York eram elétricos. Também eram elétricos todos os bondes, quando dominavam o transporte público do mundo, inclusive no Brasil. Mas se os elétricos tinham tanta relevância, como o mundo se lascou pelo "vício" em diesel e gasolina? Essa é uma história que muitos poderosos querem ver embaixo do tapete, bem escondida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A tríade do motor a petróleo.

A lista de envolvidos enche um livro. Da para dizer que todos os governos ocidentais, os cartéis do transporte e, é óbvio, as petroleiras estão envolvidas nesse complô que atrelou a humanidade à "era da fuligem". Também não dá pra dizer que os carros e bondes elétricos eram os "anjinhos" da parada. Eles construíram um monopólio denominado "EVC" - sigla em inglês que significa Companhia de Veículos Elétricos - dona de todos os táxis e estações de recarga. Essa EVC era poderosa e queria impedir firmas independentes de produzir carros a gasolina, processando-as por infringir patentes. Após anos de disputas, a EVC, surpreendentemente, resolveu unir-se à adversária ALAM - a união de fabricantes de carros a gasolina e diesel. Criaram um megamonopólio, controlando carros, bondes e até a produção de bicicletas. abandonaram, assim, a produção de carros elétricos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Carro elétrico é para mulher.

Essa turma da pesada que monopolizou carros, bondes e bicicletas, acreditava que carro elétrico era silencioso demais, "coisa para mulher", diziam. Queriam um carro "musculoso". Por trás dessa conversa fiada, o plano era vender carros só para ricos, a preço elevadíssimo. Mas um diminuto fabricante de Detroit boicotou a turma da pesada, era Henry Ford, que planejava produzir carro a gasolina bem barato, para o povão. Ford enfrentou anos de batalhas judiciais contra a turma da pesada. Quando ganhou a licença para produzir o famoso modelo T, carro de pobre, percebeu que os EUA estavam se tornando um lugar sujo, com a fuligem saída dos carros a gasolina. Juntou-se a Thomas Edison para construir um modelo T elétrico. Mas foram sabotados. As baterias produzidas em N.Jersey nunca chegavam a Detroit funcionado. Adiós carro elétrico baratinho.

Nos siga no Google Notícias