Pantanal bizarro: Jacaré hibernando, abelha pirata...
Muitos jacarés encaram as secas prolongadas do Pantanal em um longo sono debaixo da lama. Sim, é isso que estão pensando, tal como os ursos, os jacarés também hibernam. Quando o ambiente se torna adverso, os animais se defendem. Costumam hibernar nos meses do meio do ano, em que há frio e pouca água. Para sobreviver, consomem as energias acumuladas na época de fartura. Enterrados na lama, reduzem o metabolismo. A pulsação cai quase a zero e praticamente só circula sangue no cérebro e no coração. Quem diria, o Pantanal além da beleza, tem seu lado bizarro.
Abelhas piratas atacam.
Algumas espécies nativas poderiam participar de filmes de terror. As abelhas "cleptoparasitas" agem como piratas. Invadem os ninhos de abelhas de outras espécies para tomar a comida - geralmente pólen - que foi coletada para alimentar larvas. Ou seja, as cleptopiratas eliminam o esforço de ir atrás de comida sozinha. O resultado costuma ser larvas vigorosas das cleptopiratas e a morte das outras de espécies diferentes.
Vespas terroristas.
Com algumas vespas, a história não é diferente. Também tem comportamento digno de filme de terror. É o caso de uma pequena vespa da família "Pompilidae", conhecidas como "caça-aranhas". Ela paralisa o aracnídeo com seu veneno e deposita seus ovos no corpo da vítima. Quando as larvas da vespa crescem, devoram a aranha, que tem uma morte lenta e dolorosa.