Reforma: Mulheres aposentarão com menos idade
O governo enviou ao Congresso uma proposta que fixa uma idade única de 65 anos, que continuará valendo para os homens, mas mudará a proposta: as mulheres serão tratadas de maneira diferenciada. Há três ideias sendo analisadas. A primeira estabelece uma diferença de 3 anos a menos para as mulheres (65 para os homens e 62 para as mulheres).
Outra possibilidade é criar um bônus para as mulheres mães - 5% para quem tiver um filho, 10% para dois e 15% para três. A terceira, é igualar a idade de 65 no futuro mais longínquo, adotando uma regra de transição maior para as mulheres. O governo está propenso a acatar uma dessas ideias com receio de perder os votos da bancada feminina no Congresso.
Uber é um serviço de táxi ilegal?
Vamos à essência da questão: a Uber é um serviço de táxi ilegal ou tão somente um aplicativo para pessoas que se dispõem a alugar seu carro, a compartilhá-lo? Esse é o problema que está sendo analisado no mundo. Inicialmente, a diferença de preço entre os dois deslocamentos no trânsito - táxi e Uber - eram tão grandiosos que levaram o aplicativo a tomar de assalto o velho e monopolista serviço de táxi.
Os proprietários de táxi, em todas as cidades do mundo, usavam e abusavam da inexistência de concorrência. Se a população de uma cidade necessitava de 1.000 táxis, os proprietários agiam, legal ou ilegalmente, para que só existissem 300 ou 400 veículos. Quem saia perdendo era a população e o dono do táxi faturava o que bem entendia, chegando ao absurdo de contratar outras pessoas para dirigir seus carros. A Uber destruiu essa realidade ruim para a população. Mas, começam a surgir posições políticas contrárias ao crescimento avassalador da Uber.
Seja qual for a resposta que parlamentares, prefeitos e juízes deem à questão, a verdade é que a Uber resolveu o problema da falta de táxi nas cidades, barateou o serviço e, em momento de crise, vem empregando muitos trabalhadores. Todavia, como brasileiro trambica em tudo, já existem donos de carros de Uber com grandes frotas.
Uber dá adeus na Dinamarca
A Uber deixará de funcionar na Dinamarca, depois de o país ter modificado sua legislação do transporte de táxis. A empresa norte-americana realizará suas últimas viagens no dia 18 de abril e considera que o fim dos serviços no país é uma "mensagem" para os políticos. "Não é necessariamente um adeus para sempre à Dinamarca, mas sim uma mensagem para os políticos, que tem de lidar com as consequências da lei que estão em cima da mesa e com a qual não podemos conviver" afirmou o porta-voz da Uber.
A nova lei do setor de táxi na Dinamarca exige que todos os veículos têm de ter sensores nos assentos, vídeo vigilância e taxímetro. Os tribunais locais consideram a Uber um serviço de táxi ilegal e não aplicativo de compartilhamento de viagens.
Truques usados pelos supermercados para consumirmos mais
Reorganização constante
Quando imaginamos que sabemos o local onde encontramos determinado produto, descobrimos que ele mudou de endereço. É fundamental que a localização dos produtos seja alterada para obrigar o consumidor a procurar pela loja e a percorrer secções onde, habitualmente, não iria.